Embora um bonsai possa ser cultivado desde a semente, iniciado por meio de corte ou ser colhido na natureza (em áreas onde é possível conseguir permissão para isso), a maneira mais comum de obter uma nova planta para o bonsai é visitar um viveiro de mudas confiável. Comece a procurar por uma árvore ou arbusto no início da primavera. Escolha uma espécie que tenha de 15 a 20 cm de altura e um tronco forte e afunilado, livre de marcas e manchas. O estilo que você tiver em mente para o seu novo bonsai, como ereto, inclinado, cascata ou outra forma tradicional, irá ajudá-lo a escolher uma espécie de planta com um bom formato básico e características necessárias. A poda e a aramagem do bonsai geralmente começam a partir do segundo ano, mas escolher um bom formato básico irá economizar o seu tempo e poupar trabalho extra mais tarde.
Escolha um vaso que complemente a cor da folhagem e equilibre o modelo futuro da árvore. Os vasos de bonsai geralmente são rasos e sempre têm furos de drenagem. O vaso e a árvore se unem para criar o modelo do bonsai, e embora o bonsai possa ser plantado em vários vasos durante sua vida, cada vaso ajuda a criar equilíbrio e harmonia no modelo geral.
Depois de escolher uma espécie, plantar a muda no vaso é o primeiro passo para transformá-la em um bonsai. Os passos a seguir irão ajudá-lo a transformar uma árvore, arbusto ou outra planta em um futuro bonsai. O processo de cultivar um verdadeiro bonsai levará anos, mas esses primeiros passos são importantes porque ajudarão a sua árvore a se adaptar a um vaso raso e a raízes menores.
* Certifique-se de que a muda está bem regada antes de plantá-la.
* Prepare o vaso passando um pedaço pequeno de arame pelo furo de drenagem para apoiar a árvore até que ela fique firme.
* Coloque uma camada fina de pedrisco no fundo do vaso para drenagem, bloqueando temporariamente o furo de drenagem se muitos pedriscos escaparem.
* Remova o bonsai do antigo vaso e retire a terra que fica ao redor das raízes. Um gancho e um ancinho podem facilitar essa parte do processo.
* Verifique as raízes, descartando todas as partes mortas ou danificadas.
* Apare cerca de dois terços das raízes. Isso parece extremo, mas controlar o crescimento da raiz é um elemento essencial na criação e manutenção de um bonsai. Com o tempo e o cuidado adequado, a árvore irá se adaptar ao novo local.