Criar ou manter um Bonsai é fazer uma obra de arte, porém a diferença de outras formas artísticas é que esta nunca está terminada, é viva, e muda ao longo da vida. Aparecendo na silhueta da árvore todos os tratamentos, bons e maus, que o artista desempenhou.
Os elementos indispensáveis para a saúde do Bonsai são: Sol, Ar, Água e Temperatura, evitando sempre os extremos.
Segue algumas dicas importantes para observar, no cultivo de bonsai.
1 – Sempre que podar um galho, use um cicatrizante, evita a perda da seiva e evita qualquer ataque de fungos:
2 – Sempre que podar raízes, use um bom hormônio enraizador e também cicatrizante;
3 – Prefira o final do inverno para podar as raízes, é um momento em que a circulação da seiva é menor. A planta sentirá menos, é válido também para podas aéreas.
4 – Ao podar as folhas de uma árvore mais velha com o objetivo de reduzir o tamanho das folhas, molhe pouco e não adube até a planta começar a mostrar as novsa folhas.
5 – Toda vez que for feita uma poda de raízes maior do que deveria ter sido feita, poupe a planta eliminando um pouco a folhagem. A raiz é a boca da planta. Como diminuímos a sua condição de alimentação será interessante diminuir também, uma parte a ser alimentada.
6 – Quando estiver podando raízes evite que as mesmas se ressequem, use um borrifador para manter a umidade.
7 – A aramagem quando feita com o fio encapado machuca menos os troncos e os galhos da árvore,se a sua planta não está indo para uma exposição, prefira os fios encapados.
8 – Nunca se esqueça de colocar a tela de proteção nos furos de drenagem, pois a mesma tem a finalidade principal de evitar a perda de composto por estes furos que são grandes nos vasos de bonsai, com o tempo poderá atingir as raízes.
9 – Ao escolher uma planta em um viveiro, olhe as condições da mesma. Só compre plantas com aspecto sadio.
10 – Procure sempre que possível saber a idade, nome comum e científico da planta adquirida. Toda informação é importante, se é uma planta que pode ficar direto ao sol, qual o tipo de terra, que tipo de adubação usar, como se propaga, precisa de muita ou pouca água, etc…
11 – Uma árvore velha, assim como uma pessoa idosa, precisa de menos alimentação, não dê mais do que o necessário, não será benefício.
12 – Uma árvore doente também não deve ser adubada até que mostre sinais de recuperação, neste momento começaremos a adubar de forma mínima, não se oferece feijoada a nenhum doente.
13 – Não deve ser usada uma fórmula de adubo N-P-K com muito “N” nitrogênio, visto que a finalidade do mesmo é de favorecer o desenvolvimento da planta que não é o que pretendemos para nossos Bonsai. É evidente que em plantas novas (mudas), para que se chegue ao estágio de desenvolvimento necessário mais rapidamente, poderemos usar uma formulação N-P-K 10-10-10. Ficaremos mais seguros usando 50% da indicação do fabricante.
14 – Ao molhar menos as flores de uma planta as mesmas terão um período de duração maior. Quando floridas, molhe somente o composto.
15 – Escolha sempre a frente da sua árvore antes de colocá-la no vaso.
16 – Evite um galho apontando em direção ao espectador de sua árvore.
17 – As árvores nasceram e continuarão e continuarão nascendo ao ar livre. Bonsai dentro de casa só com condições de iluminação adequada. Uma árvore também morre por falta de luz.
18 – Tenha tranqüilidade ao lidar com um bonsai.
19 – Seja paciente.
Boa sorte!!!
Tuesday, 1. November 2011
COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UM BONSAI DE MURTA(NA VERDADE UMA MUDA), MORO AQUI NO RECIFE
Tuesday, 1. November 2011
Parabens pela minuciosidade que tratam os problemas apresentados neste site. Atendem a todos que os procuram. Tudo que vi aqui me interessou. Obrigada , Ruth