Uma das plantas mais utilizadas na decoração é a renda portuguesa. Por essa razão, ela é bastante utilizada como destaque em jardins e até mesmo em design de interiores. Assim, a função ornamental desse tipo de natureza é muito explorada, você só precisa descobrir como otimizar.
Se há algo mais comum nos ambientes de jardins do que a samambaia, ainda é desconhecido. Especialmente o tipo de samambaia renda portuguesa, é a mais vista nos quintais, vasos, garagens, jardins e interiores de residências. Talvez isso se deva ao fato de ser uma planta de fácil cultivo, além de bonita e promotora de saúde.
Passo a passo para cultivar renda portuguesa em vaso
Primeiramente, é preciso escolher o vaso ideal para cultivar a samambaia renda portuguesa. Na verdade, essa é uma tarefa fácil já que se trata do mesmo tipo de vaso utilizado para o plantio de outros tipos de samambaia.
Assim, o ideal é utilizar aquele típico vaso de fibra de coco. Entretanto, caso não seja possível, você também pode utilizar jardineiras ou outros vasos largos e não tão profundos.
Para garantir um bom desenvolvimento, o solo deve ser rico em matéria orgânica. Dessa forma, a composição ideal deve conter um bom composto orgânico, uma terra de jardim mais argilosa e areia, por fim.
Além disso, esse tipo de planta precisa de uma boa iluminação. Entretanto, ela não suporta a incidência direta da luz. Dessa forma, o ideal é plantá-la em meia sombra, o que faz dela uma peça ideal para a decoração de interiores.
Como cuidar
O primeiro cuidado que se deve ter com esse tipo de samambaia é quanto à rega. Nesse caso, ela precisa ser frequente, de preferência em dias alternados. Isso porque, embora goste muito da água, a renda portuguesa não gosta de ser encharcada.
Além disso, é bom podá-la de vez em quando. A partir do corte você pode, inclusive, fazer outras mudas para reproduzir a renda portuguesa.
Para isso, basta cortar o caule marrom de onde saem as folhas. Mas, nunca se esqueça que isso deve ser feito com uma tesoura de poda limpa e afiada.