A Samambaia Chifre-de-veado é comum na América do Sul, África, Austrália, Nova Guiné entre outros. Ela é nativa das matas tropicais onde umidade e temperatura se mantém constantes.
Trata-se de plantas epífitas que se prendem às cascas grossas das árvores, ou às bainhas das folhas mortas nos trocos de coqueiros.
O método mais utilizado para propagar a samambaia chifre-de-veado é aquele feito através da retirada dos filhotes que surgem nas paredes dos vasos e coxins.
Outro método é através da utilização de esporos, mas esse é muito demorado, e somente a natureza tem toda a paciência do mundo para esperar aqueles minúsculos esporos se transformarem em vistosas plantas.
Os procedimentos para a propagação:
- Remover os filhotes da planta matriz, para isso é preciso esperar que eles atinjam certo tamanho, capaz de sobreviver à própria custa, sem as benesses da planta-mãe. E isso se dará quando a muda apresentar algumas folhas compridas.
- De posse de um canivete bem afiado, recorte, com todo o cuidado para não ferir o sistema radicular, o pedaço de coxim onde a muda está presa vegetando.
- Caso a planta matriz esteja plantada em vaso de barro, a remoção do filhote terá que vir acompanhado com parte do substrato em suas raízes.
Substrato utilizado
- O substrato precisará ter uma consistência leve, fértil, rica em nutrientes orgânicos, além de apresentar porosidade e boa drenagem de água.
- Misture fibra de coco, esterco animal bem curtido areia grossa, na proporção de 1:1.
Preparando os vasos:
- Coloque uma camada de cascalho de aproximadamente quatro centímetros no fundo do vaso;
- Complete o vaso com substrato;
- Faça um orifício do centro do substrato;
- Plante a muda, apertando o substrato para fixá-la bem;
- Caso necessite, coloque um tutor para melhor fixar a muda, amarrando nele as folhas mais compridas, com pedaços de barbante;
- Coloque os vasos em locais sombreados e livre de ventos fortes;
- Regue uniformemente o substrato;
- Mantenha a umidade sempre constante.
Notas:
- O chifre de veado tolera temperaturas de 5ºC, mas prefere regiões quentes, úmidas com sombreamento parcial.
- Os esporos situam-se nas pontas da parte inferior das folhas, parecendo uma ferrugem marrom lanosa.
Para colhê-los, passar de leve algodão umedecido embaixo de suas folhas, em seguida colocá-los em locais com grande umidade relativa, dentro de algum tempo irão aparecer as pequenas plantinhas.