Família: Boraginaceae
Origem: China meridional e sudeste asiático.
Características: É uma planta tropical de crescimento médio, sempre verde de aspecto arbóreo, folhas ovaladas, de cor verde-escuro e brilhantes com pequenos recortes. Tem um crescimento médio, florescendo durante a primavera e esporadicamente no decorrer do ano. Após a floração, surgem pequenos frutos de cor vermelha que gradualmente passam ao roxo.
Ambiente: Adapta-se ao interior. Durante o verão pode ficar em exteriores, num local protegido das horas mais quentes. Não suporta o frio. Em ambientes internos mantenha-a próxima a uma janela bem iluminada, e evite a proximidade de fontes de calor.
Rega: Necessita de uma rega abundante durante todo o ano. A diferença de outros bonsais é que a carmona ama a umidade constante, suportando bem o solo saturado da água.
Adubo: Da primavera ao verão, a cada duas semanas, reduzir no outono e não adubar no inverno.
Transplante: A cada um ou dois anos, na primavera, com uma poda moderada das raízes.
Poda: Pode os brotos a qualquer momento e sempre que necessário para manter a forma. Espere os brotos novos chegarem a 68 ou 88 folha e reduza-os até a 28 ou 38.
Limpeza: Elimine as folhas amarelas e ramos secos.
Aramação: A forma é obtida basicamente mediante a poda dos pequenos brotos. Pode-se aramar durante todo o ano, exceto quando os brotos são muito novos. Não deixe o arame na planta por mais de oito semanas, sob o risco de marcar os galhos.
Dicas: A Carmona ama os climas saturados de umidade, tendo dificuldade de adaptação nos ambientes extremamente secos. Suporta muito mal as correntes de ar frio. Abaixo do 14°C, detém seu crescimento quase que por completo. Apesar de não ser muito comum no Brasil, hoje já encontramos em lojas especializadas para bonsai.
Thursday, 10. November 2011
Estou iniciando no mundo do Bonsai, tenho um Ulmus e uma Carmona, sua publicação já clareou algumas duvidas.
Abração!
Vinicius