A Samambaia-americana é uma planta típica de clima tropical, sendo nativa da Amárica do Norte, América do Sul, América Central, África, Ásia (Indonésia).
Além do nome samambaia-americana, a espécie vegetal é popularmente conhecida por: lâmina-de-espada, samambaia-espada e samambaia-de-boston.
A espécie possui o nome popular de samambaia-de-boston, por uma série de fatores:
* Por uma espécie ter sido descoberta na cidade;
* Por ser uma planta bastante cultivada e popular na cidade norte americana;
* E por essa espécie ter passado por um trabalho de melhorias genéticas nessa cidade;
A samambaia-americana é uma planta bastante cultivada em ambientes interiores, e esse uso é uma das formas de exploração das características ornamentais dessa planta. A espécie vegetal pertencente a família Davalliaceae.
A família Davalliaceae
A família de plantas Davalliaceae é considerada como a família das samambaias. Essa família abriga o gênero Nephrolepis, que possui cerca de 40 (quarenta) espécies diferentes de samambaias. O nome do gênero significa em forma de rim.
Essas espécies vegetais podem ser terrestres ou epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas) e se caracterizam por serem resistentes e resilientes (capacidade de se recuperar quando sofrem danos).
As espécies dessa família possuem rizomas (tipo de caule subterrâneo que consegue acumular nutrientes para a sobrevivência da planta). Essas espécies possuem folhas longas afiladas e alternadas. Devem ser cultivadas em áreas que contenham sombra, em solo preferencialmente úmido e rico em nutrientes (húmus) e que possuam uma alta umidade. Normalmente, as espécies desta família (as samambaias) são cultivadas como plantas de ambientes interiores.
A samambaia-americana é uma espécie de planta herbácea, que se caracteriza por apresentar um crescimento curto e um caule macio e não lenhoso, pois não possui a presença de lignina (substância que concede a aparência lenhosa para a planta).
A espécie também apresenta a característica de ser uma planta rizomatosa, isto é, possui rizomas que além de terem a função de armazenar nutrientes e alimentos que irão sustentar a planta, os rizomas (através da sua divisão) irão ajudar no processo de multiplicação e propagação da espécie.
A samambaia-americana se caracteriza por ser uma espécie vegetal que possui ciclo de vida perene, que significa dizer que a planta possui um ciclo de vida grande, longo, nos termos do reino vegetal.
Esta espécie vegetal se caracteriza por ser uma planta de pequeno porte que atinge uma altura média de 60 cm.
As folhas da samambaia americana se caracterizam por serem longas e subdivididas em folíolos lisos e retilíneos. Elas possuem coloração verde clara e elas possuem um aspecto compacto. De uma maneira geral, as folhas formam touceiras de grande volume, o que fazem com que elas demonstrem uma textura muito bonita.
Cultivo da Samambaia-americana
A planta aprecia o clima quente e úmido, sendo típica de clima tropical, no entanto ela consegue se adaptar ao cultivo em regiões que apresentam outros climas como por exemplo: equatorial e subtropical.
Deve ser cultivada sob a condição de iluminação de meia sombra ou luz difusa, nunca devendo ficar exposta ao sol por bastante tempo, por isso mesmo ela é bastante cultivada em ambientes interiores, bastante que a planta consiga receber iluminação por alguns períodos do dia para que continue a se desenvolver e viver bem.
É uma planta rústica, isto é, conseguem se desenvolver sem a necessidade de maiores cuidados da parte de quem cultiva a espécie. Contudo, quem cultiva esse tipo de planta precisa ter conhecimento que a espécie não tolera frio intenso.
A realização de aplicação de material orgânico para que o solo fique rico em húmus, pode ser feitas quinzenalmente, pois isso irá ajudar a samambaia-americana a manter um verde brilhante e vivo, dando maior beleza a planta.
Normalmente, essa espécie vegetal é cultivada em vasos e em jardineiras ou cestas suspensas, e esta precisa ser regada com grande frequência e regularidade.
A planta aprecia a alta umidade, pois essa condição beneficia o desenvolvimento da espécie. Quando o clima estiver passando por períodos secos, a realização de pulverizações de água ajuda a manter a umidade do ambiente para que a planta não sinta tanto as dificuldades que estão sendo geradas pelo clima.
Os vasos onde a samambaia-americana é cultivada devem possuir boa condição de drenagem para o desenvolvimento e manutenção da planta.
Normalmente, os vasos onde são cultivadas a planta são aqueles feito de xaxim, no entanto essa espécie está correndo perigo de sofrer extinção, por isso é condenado a utilização e compra desses vasos. Hoje em dia, estão recomendando o uso de vasos fabricados com a fibra do coco.
Contudo os cultivadores e apreciadores de plantas epífitas afirmam que a fibra de coco não possui as mesmas qualidades e condições do xaxim. Contudo, nesse momento de vivência da conscientização ecológica, e preservação do meio ambiente, devemos preservar e respeitar a cultura do xaxim, usando outros tipos de substratos, até que os estudiosos consigam encontrar um que apresente similaridade de características e condições a essa espécie em extinção.
A samambaia-americana é muito usada na decoração de ambientes interiores, e é uma das espécies vegetais mais usadas como planta ornamental em nosso país. As espécies que normalmente são vendidas nas lojas, são as samambaias-americanas que sofreram alterações e melhorias genéticas feitas na cidade de Boston.
Multiplicação da Samambaia-americana
A espécie vegetal se multiplica através da divisão de suas touceiras, que é um dos processos de reprodução vegetativas das plantas ornamentais mais conhecidos que existe.
Ela consiste em realizar cortes nos rizomas, para criação de mudas preservando rizomas, raízes e folhas para que a muda crie condições de desenvolver uma nova espécie.
A época ideal para a planta se multiplicar é o inverno e a espécie é encontrada nas florestas úmidas da Flórida, América do Sul, México, América Central, África, Índias Ocidentais e Polinésia. Isto é, a samambaia-americana está espalhada por todo o mundo.