A samambaia americana, também conhecida como samambaia de Boston, é uma planta muito popular no Brasil desde a década de 1980. Ela é cultivada principalmente em ambientes tropicais e é uma escolha comum para decoração de varandas, casas e apartamentos, juntamente com outras espécies como avenca, renda-francesa e amazonas.
As samambaias são um grupo de plantas que existem há cerca de 350 milhões de anos e compreendem mais de 12 mil espécies. Entre essa variedade, a samambaia americana se destacou e conquistou o coração dos brasileiros, sendo uma companheira popular para os entusiastas da jardinagem. Essa popularidade perdura até hoje, graças a alguns motivos especiais.
A samambaia americana, assim como outras espécies de samambaias, é uma planta herbácea, rizomatosa e vascular pertencente ao grupo das pteridófitas. Ela possui folhas longas (frondes) subdivididas em folíolos lisos e retos, com uma cor verde clara.
Apesar de não ser considerada uma planta de porte grande, ela pode atingir uma altura média de 40 a 60 cm, podendo chegar a até 1,5 m em casos extremos. Suas touceiras volumosas apresentam texturas visualmente atrativas.
Cuidados com a sua samambaia
A samambaia americana aprecia muito o clima quente e úmido e não é tolerante ao frio intenso (ventos e geadas).
Quanto à iluminação, a samambaia americana é uma planta de meia sombra ou luz difusa, ou seja, nunca deve ser exposta diretamente ao sol por bastante tempo. Não é à toa que a planta é bastante cultivada em ambientes internos como sala de estar, sala de jantar, quartos e escritórios.
Para fortalecimento da samambaia americana em vaso ou floreira é recomendado o uso de material orgânico para que o solo fique fortalecido de húmus. Esse cuidado irá garantir que as folhas da planta samambaia americana se mantenham com verde brilhante e vivo.
Vale ainda destacar que a samambaia americana é uma planta que aprecia muito a alta umidade. Por isso, a dica é molhar a samambaia todos os dias em pequenas quantidades, evitando que o substrato fique encharcado.
Os cuidados básicos para a maioria das samambaias são semelhantes. É importante manter o solo sempre úmido e seguir um cronograma adequado de rega também é fundamental. Essas medidas básicas são suficientes para cuidar das samambaias de forma adequada.
O solo ideal para a samambaia americana deve ser composto por material orgânico, como húmus de minhoca, tanto em vasos como em floreiras. É importante que o solo seja úmido, drenável e rico em nutrientes para garantir o desenvolvimento saudável das folhas e a manutenção de sua tonalidade verde brilhante.
Assim como outras samambaias a samambaia americana requer adubação para se manter saudável. Recomenda-se realizar a adubação cerca de seis meses após o plantio.
Nunca se esqueçam de que luz indireta e locais sombreados, evitando a exposição direta ao sol, é o local ideal para cultivar a samambaia americana. É importante não molhar as folhas da planta, mas sim regar o substrato regularmente, evitando o encharcamento do solo.
Ventos fortes e baixas temperaturas devem ser evitados, pois podem prejudicar a planta. Diversos tipos de vasos podem ser usados para cultivar a samambaia americana, desde que garantam a umidade adequada para as raízes.
É recomendado fazer podas para remover folhas secas ou doentes. Cuidar da samambaia americana é um processo simples, desde que suas necessidades sejam respeitadas.
Obs.: Não é aconselhável adubar a planta no ato do plantio, somente após ser plantada no vaso definitivo e com adubos próprios, que podem ser encontrado em lojas agropecuárias ou empresas de plantas ornamentais.