O primeiro passo para ter as samambaias bem verdinhas no jardim é dar a elas o que elas gostam: sol fraco e solo úmido. Por isso, é importante, ao regá-la escorrer a água que fica no prato logo em seguida. Elas não podem ficar muito tempo molhadas para se desenvolverem bonitas e fortes.
Escolha bem o lugar onde você irá plantar a sua samambaia no jardim
A samambaia não gosta de sol direto, prefere meia sombra, principalmente, que garanta que os raios solares do meio-dia não irão incomodá-la. Procure colocá-la em um lugar que tenha um teto ou qualquer outra coisa que faça a sombra que ela precisa. Fique atento também em deixá-la longe de correntes de vento, porque elas provocam a desidratação das folhas e as fazem cair.
Fique atento na hora de regar as samambaias, elas devem receber água regularmente
A samambaia não gosta de ficar “mergulhada” na água, mas a sua terra deve estar sempre úmida. A melhor maneira de saber se está na hora de molhar de novo a sua planta é colocando o dedo na terra, se ele sair sujo, não precisa regar. Se sair limpo está na hora de colocar mais água e não esqueça de tirar o excesso do pratinho, faça-o escorrer. Não molhe as folhas, muitas espécies nesta situação “abortarão” aquelas que estiverem muito encharcadas.
Capriche no adubo, faça a mistura correta para que a sua samambaia cresça bem e forte
Para que você tenha samambaias tão lindas e verdinhas no seu jardim, como aquelas que se veem na floricultura é bom caprichar no adubo. Veja como fazê-lo! Uma receita direto da floricultura para o seu jardim: 1 colher (de sopa) de farinha de osso, 2 colheres (de sopa) de torta de mamona, coloque na terra a cada 40 dias. Uma vez por mês, aplique nas folhas, borrife – NPK 20 20 20 misturado com NP 15 05 30. Siga as orientações da embalagem.
Característica dos principaos tipos de samambaias
- Samambaia-americana (Nephrolepsis exaltata): se você quer ter pouco trabalho para cuidar da sua planta, essa é a melhor espécie. De todas é a mais resistente.
- Samambaia-de-metro (Polypodium subauriculatum): as folhas desse tipo de samambaia podem ficar enormes, chegando a metros de comprimento.
- Renda-portuguesa (Davallia fejeensis): é linda durante a primavera, mas sofre durante o inverno, as folhas ficam queimadas.
- Avenca (Adiantum sp): é uma das espécies mais delicadas dessa planta, odeia o frio e é mais adequada para o litoral.
- Samambaia-prata (Pteris cretica): as folhas desse tipo de samambaia são diferente de todas as outras, elas têm manchas prateadas no centro.
- Paulistinha (Nephrolepsis pectinata): muito comum, pode ser encontrada até mesmo no meio do mato.
Se necessário, transplante-a
Ao longo do tempo, as samambaias ficarão maiores que o vaso onde foram originalmente plantadas. O tempo entre os transplantes variará dependendo da saúde da planta, mas talvez você precise replantá-la em um vaso maior após seis meses
Para dividir uma samambaia grande em várias samambaias menores, cave cuidadosamente a planta e suas raízes. Separe a planta em partes; a samambaia costuma crescer em montes, o que facilita sua divisão. Replante cada parte da planta e regue-as bem.