A palavra Bonsai, é constituída por 2 caracteres, os quais significam ” arvore em vaso”, pelo que a importância do vaso nesta arte, é (quase ! ) igual à da planta .
Da mesma forma que, por motivos horticulturais e estéticos, nem todas as arvores e arbustos se podem utilizar em Bonsai, não é qualquer vaso que serve para Bonsai.
Horticulturalmente
O vaso de Bonsai tem de ter determinadas características químicas e físicas que permitam o cultivo por longos períodos de uma arvore no seu interior, este objectivos são conseguidos com a utilização de grés de elevada qualidade e processos de fabricação específicos.
Quimicamente
O vaso não pode reagir com o Bonsai, ele deve manter uma intima relação com ele (pelo que os vasos nunca são esmaltados por dentro), fazendo a retenção e troca dos nutrientes com a planta, mas perpetuando a capacidade de os “libertar” de forma a não “salinizar” o solo.
Fisicamente
Os vasos de Bonsai são de grande resistência, tem que conseguir suportar elevadas amplitudes térmicas protegendo as raízes das plantas e ao mesmo tempo resistir à pressão delas no seu interior sem se deformar.
Esteticamente
“O vaso para o Bonsai é como uma moldura para um quadro”: ele deverá realçar a beleza da planta, sem lhe roubar a atenção, diferentes estilos de Bonsai requerem diferentes tipos de vasos.