No paisagismo, as palmeiras apresentam características morfológicas vantajosas em relação às espécies arbóreas, tais como:
- Menos uso de mão-de-obra para manutenção, ou seja,eliminação de podas de condução e a queda drástica do tempo empregado com limpeza de folhas mortas. As folhas das palmeiras são grandes e demoram a cair. Quando caem, são fáceis de serem apanhadas, pois caem inteiras, porém podem causar acidentes.
- Nas áreas verdes urbanas, com a diminuição de espaços tanto aéreos como de solos, as palmeiras são uma boa opção por não serem volumosas como as árvores d pelas suas raízes, mais superficiais e não agressivas.
- Existem várias espécies de meia-sombra de porte médio a pequeno, difere temente das árvores, pois quase todas preferem pleno sol.
- Não há problemas com as raízes: como o sistema radicular é fasciculado, não há necessidade de grandes áreas para seu plantio, pois cresce mais em altura, tem suas folhagens num plano mais alto. Algumas entouceiradas emitem folhas desde a base e podem ser utilizadas como cerca-viva, fundos e em pequenos espaços (raphis, pinanga, macarthur, etc.).
- Aceita bem o transplante: apesar de muitas espécies de árvores também serem fácil transplante, as palmeiras são campeãs de boa adaptação após o transplante. Por apresentarem sistema radicular fasciculado e superficial, sua capacidade de adaptação e rebrota é alta, com exceção do palmito, que não tolera transplante.