Nome científico: Lagerstroemia indica
Nome popular: Resedá, árvore-júpiter, flor-de-merenda, suspiros, extremosa
Família: Lythraceae
Origem: China, Coréia e Índia
Ciclo de vida: Perene
Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Suas folhas são elípticas, com bordas onduladas. O tronco muito belo, liso, de tons claros, marmorizado. Seu porte chega a 5 metros de altura. As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores crespas de coloração rosa, branca, roxa ou vermelha, de acordo com a variedade.
Devem ser cultivadas sob sol pleno em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regada a intervalos regulares. Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de limpeza, removendo ramos emaranhados e doentes, além das flores murchas.
A forma natural da planta é bonita, mas é frequente o uso de podas de formação, para transformá-la em arbusto ou arvoreta com copa redonda e compacta. Resistente à poluição urbana.
Multiplica-se por estacas e sementes.
Sunday, 23. May 2010
Bom gostaria que alguem me ajudasse a descobrir qual é a melhor arvore que dao flores e que nao tenham muitas raizes para ser plantada em cemiterio. obrigado
Saturday, 23. October 2010
Boa tarde.
Tenho uma resedá na calçada na cor rosa, e as folhas tem tipo pó branco parecendo uma doença, o que pode ser e o que devo colocar.
Obrigado
Monday, 15. November 2010
Carlos,
Estou com mesmo problema. Ja conseguiu solução?
Abraços
Tuesday, 21. December 2010
Qual é a cor desta Resedá da foto? roxa ou vermelha. Porque nas ruas só vejo a rosa….
Tuesday, 15. March 2011
Tenho um resedá gigante em minha calçada, deu a primeira florada, muito linda por sinal, agora ficou somente as sementes, muitas sementes, aniquilando um pouco a planta.
Posso podar, tirando estas sementes, e como?
Grato,
Rubens.
Sunday, 5. June 2011
O nome da minha família é Resedá por causa dessa planta. A minha bisavó andava pelas ruas de um interior pequeno aqui na Bahia com esta flor no cabelo, e por onde ela passava todos os homens da cidade ficavam apaixonados por ela, até que esta conheceu o meu bisavô e entao os dois se casaram e trocaram os nomes para resedá, e foi ai que surgiu a nossa família.
Diziam que esta flor era afrodiziaca e que por onde minha bisavó passava ela deixava um suspiro de um homem apaixonado, pois o seu perfume exalava por todos os lugares.
Sunday, 18. August 2013
GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR UMA SEMENTE OU UMA MUDA ? TEM ANOS QUE PROCURO!