Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




quaresmeira

Nome Científico: Tibouchina granulosa
Nome Popular: Quaresmeira, Quaresmeira-roxa, Flor-de-quaresma
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A quaresmeira é uma árvore brasileira pioneira da Mata Atlântica, de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração.

Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura.
O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. As folhas são simples, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras. Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração, que ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores pentâmeras, simples, com estames longos e corola arroxeada, sendo que na variedade Kathleen estas se apresentam róseas. O fruto é pequeno, marrom, com numerosas sementes minúsculas, dispersadas pelo vento.

Grande parte das tibouchinas são bastante requisitadas pelo paisagismo, por sua beleza. Seu porte baixo permite que seja plantada em calçadas estreitas, e sob a rede elétrica.

Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. Seu único inconveniente é a relativa fragilidade dos ramos, que podem se quebrar com ventos fortes, provocando acidentes. Com podas de formação e controle, pode-se estimular seu adensamento e mantê-la com porte arbustivo.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio ou transplante. Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres. Esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.

Multiplica-se por sementes, com baixa taxa de germinação, e por estaquia de ramos semi-lenhosos.

As sementes são destinadas unicamente ao cultivo. A quaresmeira apresenta naturalmente baixo índice de germinação, em torno de 15%, pois a grande maioria de suas sementes não possui embrião. Apesar disso, suas sementes são muito pequenas e numerosas. Esta espécie depende de luz para sua germinação. A emergência ocorre entre 7 a 30 dias após a semeadura.

Plantar em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente e transplantar para o local definitivo após 6 a 7 meses do plantio.

No local definitivo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 3 x 3 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.

Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.

Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.

margaridinha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    georgina 
    Wednesday, 20. July 2011

    Gostaria de saber se a quaresmeira se adapta bem á reg. norte do brasil e se ela nao costuma atrair morcegos . Grata Georgina

  2. #2
    georgina 
    Wednesday, 20. July 2011

    esta especie se adapta á re. norte do brasil? Ela costuma atrair morcegos? GEORGINA

  3. Olá, tenho paixão por esta espécie de árvore, mas já é a terceira que planto no jardim de casa, bem adubado, com sol o dia todo e com regas até completar o primeiro ano e se adaptar bem ao solo. O problem é que no inverno eu tenho que cobrir por causa da geada e mesmo assim depois do inverno ela começa a rachar de baixo até em cima, seca e morre. Por que será que isto ocorre? o que devo fazer? ou será que é por causa das geadas? A minha cidade foi toda arborizada pela tibouchina e está a coisa mais linda. Me ajudem por favor.

    Att.

    Carmen

  4. Gostaria que vocês me orientassem com cultivar uma árvore da espécie quaresmeira na calçada da minha casa. Pois faz dois anos que estou tentando, e todas as cinco mudas que eu plantei até hoje morreram.
    Compro as mudas com mais ou menos um metro de altura e elas o máximo viveram foram uns cinco meses. As folhas murcham, caem e seca o tronco, já não sei mais o que fazer pois sempre quis ter um arvore quaresmeira na calçada da minha casa.
    O que devo fazer me ajude, por favor!

  5. Boa tarde,
    é normal caírem TODAS as folhas da quaresmeira já adulta, replantada? QUall o prazo para a reposição e nova formação da copa?
    GRata,,, ALice