Árvores do gênero Platanus da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e América do Norte e também típicas dos climas subtropicais e temperados. No geral são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura.
São cultivados já há muitos anos como árvores de parques e arruamentos, desenvolvendo-se melhor em solos frescos e profundos. Isolado dá lugar a uma árvore de copa enorme com muitos ramos e um tronco curto e grosso. Por vezes é costume podá-lo com alguma regularidade. O plátano aceita esta poda mas, não fica tão bonito.
Possuem folhas lobadas semelhantes às do bôrdo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, mas diferenciam-se dos bôrdos pelas flores reunidas em inflorescências globosas em contraste com os amentos presentes nos bôrdos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores.
O gênero Platanus compreende 10 espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais.
É a árvore-símbolo do Canadá, tendo o desenho de uma de suas folhas na bandeira nacional do país.
Os plátanos têm uma característica muito especial: aguentam bastante bem a poluição. Por essa razão são uma boa escolha para se plantar nas cidades.
São características dos plátanos a casca, com as suas manchas e as folhas, parecidas com as do ácer, mas alternas (as do ácer são opostas).
Os plátanos existem no Sudeste da Europa, na Ásia Menor, Norte do Irão e nos Himalaias Ocidentais. Por ser muito sensível às geadas, rareia na Europa Central.
Para além das características apontadas tem outra, eles vivem intensamente as estações do ano. Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios dando uma sombra apetecível, no Outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos.
Observar um plátano, é observar o desenvolvimento das estações do ano e, consequentemente, o andar do tempo.
Sunday, 4. September 2011
É uma planta muito bonita, devia-se ensintivar o plantio em parques,praças etc
Èla fica colorida no otono, gosto muito ,linda