Nome científico: Archontophoenix alexandrae
Espécie: Palmeira
Categoria: Sementes de Palmeiras
Família: Palmae
Origem: Austrália
Palmeira de tronco simples, de 8 a 1 m de altura, tronco com cerca de 15 cm de diâmetro. Rústica e de crescimento rápido, quando a pleno sol e com bastante disponibilidade de água.
Em condições climáticas e de solo seco cresce mais devagar e fica meio amarelada. Prefere solos um pouco ácidos. Suporta frio desde que por períodos curtos. Se adapta melhor em climas tropicais e subtropicais amenos.
Cultivada com frequência no Sul do Brasil, onde é empregada na arborização de parques e jardins, em duas culturas Archontophoenix Alexandrae e cunninghamiana.
Possui estipe único, proeminente na base, cicatrizes foliares dispostas no sentido horizontal, atingindo altura de até 18-25 metros, com maturação dos cachos no período da primavera verão, com frutos de coloração vermelha.
Frutifica durante o ano inteiro predominante no verão, nos meses de dezembro e maio, contendo em um kg de sementes aproximadamente 1.600 unidades. A germinação ocorre entre 30-60 dias, dependendo do substratos/mistura para propagação ou quebra de dormência adotado.
A Palmeira Real Australiana produz o melhor palmito produzido em plantações comerciais. Pode ser usado para comercialização do palmito, decoração e paisagismo.
Uso: De aspecto nobre e plumoso, essa belíssima palmeira, pode ser usada em jardins médios a grandes, como espécime único ou em grupos e fileiras.Pode ser também utilizada como planta envasada em interiores desde que com bastante luminosidade e espaço.
Por tolerar maresia pode ser plantada no litoral.