A Palmeira-azul é da família Palmae e pode chegar até 25 m de altura e 3,5 m de diâmetro. Planta de clima tropical e subtropical que se adapta bem em solos pobres. Suas flores aparecem mais na estação da Primavera e Verão. Essa belíssima planta consegue criar frutos férteis até mesmo na ausência da planta masculina.
De uma beleza espetacular, essa palmeira exótica é muito procurada por paisagistas para suas composições. Seu efeito é escultural e impactante, tornando-se invariavelmente, um ponto focal no jardim. E o mais interessante, é que a planta jovem já é capaz deste efeito, pois sua copa é bastante ampla mesmo com pouca altura. Ideal para jardins amplos, contemporâneos ou tropicais. Também pode ser cultivada em grupos ou linhas, com excelente efeito. Para o seu desenvolvimento e apreciação, precisa de espaço de no mínimo 8 metros de diâmetro. A mesma medida deve ser tomada para espaçamento entre mudas.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Após o pleno estabelecimento é capaz de tolerar períodos de estiagem. Mesmo assim, recomenda-se a irrigação suplementar, que estimula o rápido crescimento desta espécie. Ao contrário da maioria das palmeiras, a palmeira-azul pode ser conduzida sob sol pleno mesmo que seja jovem.
Aprecia o clima tropical e o subtropical, adaptando-se a ambientes úmidos ou secos. Também suporta as geadas e o fogo, podendo ficar queimada, mas rebrotando em seguida. Pouco tolerante a transplantes depois de adulta. Prefira transplantar mudas jovens e evite ao máximo mexer nas raízes. Multiplica-se por sementes oriundas de frutos recém colhidos e despolpados, plantadas em seguida em saquinhos contendo substrato arenoso e mantido úmido. A germinação ocorre entre 6 a 8 semanas.
Tuesday, 11. June 2013
Comprei uma muda de palmeira azul, tá demorando a desenvolver, tem uma folha de +- 40cm e outra menor e a ponta das folhas tá secando, comprei uma caixa de adubo 10 10 10 mas não sei como aplicar, minha palmeira está plantada no chão.