Respeito
Para poder cuidar bem de uma Árvore, é preciso respeitar suas preferências. Para isso, veja em nossa Lista de Espécies, quais são as características de cada espécie. Este conhecimento, além de ser um respeito à natureza, garante o sucesso de seu plantio.
Muito cuidado com espécies de Biomas diferentes do local de plantio. Por exemplo, querer cultivar Mogno no sul do país, sabendo que esta é endêmica da Amazônia, ou mesmo querer plantar o Pinheiro-do-Paraná nos Lençóis Maranhenses, definitivamente não seria uma boa idéia.
Exóticas
Caso a árvore que você escolheu seja uma espécie Exótica, procure por espécies Brasileiras que possam substituí-la. Com certeza, na diversidade da Fauna Brasileira, alguma espécie lhe servirá.
A problemática de espécies Exóticas introduzidas no Brasil, está sem controle em muitos lugares do Pais. Ajude a não aumentar os números deste problema.
Árvore Adulta
Outro fator importante é conhecer características como altura, raiz, queda de folhas, flores, frutos ou mesmo galhos.
Quando pequena toda árvore é bonita e não incomoda ninguém. Ao crescer, a árvore pode soltar muitas folhas e entupir bueiros. Algumas podem apresentar frutos muito grandes representando perigo à via pública. Algumas espécies têm como característica a formação de copas muito altas, atrapalhando a fiação elétrica, e neste crescimento, algumas deixam cair galhos mais baixos, um risco em potencial. O fim desta Árvore será igual a de muitas outras que foram plantadas sem nenhum conhecimento, e hoje são podadas nas formas mais vergonhosas possíveis, ou mesmo a morte.
Preferências
Escolhida a espécie, saiba sua preferência por solo, luz e água, e escolha o local mais apropriado possível.
Enquanto a muda é pequena, regue regularmente, nos períodos da manhã e a tarde. Evite regas à pleno sol, pois a água sob as folhas serve como lente de aumento para os raios solares que deixarão marcas. Além do mais, por motivos biológicos, a planta não aproveitará esta água, que evaporará.
Consciência
Assim como nos empenhamos para cuidar de animais domésticos, que outrora já foram, em ultima análise, selvagens, temos que nos empenhar o mínimo para cuidar de nossas árvores.
Os tratamentos dados à animais e plantas, são baseados em estudos de sua vida em seu Habitat Natural. Portanto, seguindo estes estudos, tudo sairá bem. Animais felizes e plantas saudáveis.