A árvore da felicidade é uma planta conhecida pela sua beleza ornamental e por trazer sorte ao seu dono. Diz a lenda que para que a sorte “funcione” a planta deve ser ganhada de alguém e não comprada.
Acredite você nessas superstições ou não, o fato é que para que a sua árvore da felicidade se desenvolva bonita e saudável ela precisa de alguns cuidados. Para te ajudar separei algumas dicas sobre como cuidar da árvore da felicidade.
É importante você saber que muitos vasos de árvore da felicidade vêm com uma muda da planta fêmea, que é originária da Polinésia, Índia e Malásia, e uma muda da planta macho, que veio das ilhas do Pacífico.
Para distingui-las, repare nas folhas: as das fêmeas (Polyscias fruticosa) é mais delicada e a folhagem do macho (polyscias guifovlei) é mais larga.
Polyscias fruticosa
Polyscias guilfoylei
Saber se a planta é macho ou fêmea é importante para saber até quanto ela pode crescer. No caso da árvore da felicidade, os machos podem alcançar até 5 m e as fêmeas até 2,5 m.
Com base na última informação, fica mais claro que um dos pontos que deve ser levado em conta na hora de escolher o local que você vai colocar sua árvore da felicidade é o espaço do local. Não precisa ter exatamente 5 metros de altura, já que você poderá podar a árvore da felicidade.
Esse é um tipo de planta que fica muito bem dentro de casa, mas também pode estar no jardim. O importante é que receba uma iluminação meia-sombra, ou seja, que não tenha incidência direta do sol por muito tempo para não se queimar, mas também não fique o tempo todo sem luz.
Dentro de casa, lugares próximos às janelas são os mais aconselhados. Enquanto fora, deve estar um pouco protegida do vento já que o seu caule não é tão resistente.
Saiba que se o vaso da sua árvore da felicidade não tem o diâmetro maior que 40 cm, com o seu crescimento você terá de trocá-la. O recipiente pode ser de plástico ou barro.
A árvore da felicidade é uma planta que gosta de terra rica em matéria orgânica. Recomenda-se adubá-la anualmente, de preferência após as estações mais frias do ano.
As sua regas da árvore da felicidade ser periódicas, entretanto, esse não é o tipo de planta que gosta de ter a terra encharcada. O solo não deve estar nem muito seco, nem muito úmido. para checar esse nível de umidade, o ideal é utilizar um palito. Regue sem excessos sempre que estiver seco.
Como o caule da árvore da felicidade é delicado, recomenda-se amarrá-lo a uma estrutura de bambu ou cabo de madeira. Ao transportar a planta tenha cuidado e evite se apoiar no caule.
Assim como a adubação, a época do ano mais indicada para podar a árvore da felicidade é após os meses mais frios.
Para podar, use uma tesoura para retirar o excesso de folhas (esse peso pode até fazer com que o arbusto se rompa) e a cada 1 ou 2 meses remova folhas e galhos secos.