Pertencente a família Meliaceae, a Azadirachta (nim) antigamente era conhecida como Melia azadirachta L. e sempre foi confundida com a Melia azedarach L. (Cereja-chinesa ou o Lilás da Pérsia). O nim é uma árvore de grande porte e chega aos 30 metros de altura, é muito resistente e vive cerca de 200 anos, pertence a mesma família do cedro, do cedro-rosa e da santa bárbara (árvore nativa do Brasil).
O óleo de neem conquistou rapidamente muitos adeptos no setor de jardinagem, já que além de combater pragas e insetos com eficiência, ainda é natural. O óleo é extraído da árvore Azadirachta indica A. Juss, popularmente conhecida por nim (“neem” nos países de língua inglesa e margosa ou nimba regionalmente).
Embora seja desconhecido de uma grande maioria, o extrato das folhas e o óleo extraído das sementes da árvore de nim já são utilizados à mais de 2.000 anos com grande sucesso pelo habitantes da Índia e dos países próximos, no controle de pragas agrícolas e pecuárias e ainda como fertilizante de solo.
Além de combater carrapatos, fungos e nematóides, descobriu-se que o nim ainda pode ser usado no combate de mais de 20 doenças que afligem o ser humano como:
* doenças cardíacas (arritmia)
* controle do colesterol sangüíneo; pressão alta
* doenças infecciosas (herpes, pé de atleta, hepatite)
* doenças nervosas (epilepsia)
* doenças parasitárias (chagas, vermes intestinais, malária, escabiose e pediculose)
Estudos na medicina buscam utilizar em breve o neem como método contraceptivo.
Muitos compostos biologicamente ativos podem ser extraídos das diferentes partes da árvore do nim, incluindo triterpenóides, compostos fenólicos, carotenóides, esteróides e cetonas. Através de diferentes processos podem ser extraídos por volta de 24 compostos com atividades biológicas, porém apenas 4 desses compostos apresentam alta eficiência como pesticidas: azadiractina, salanina, melantriol e nimbina.
A azadiractina tem recebido mais atenção dos pesquisadores, por apresentar isoladamente efeitos mais seletivos para os insetos que o extrato de nim com todos os compostos juntos.
Além de suas várias propriedades a árvore de nim ainda apresenta muitas vantagens na hora do cultivo pois consegue crescer em solos secos, pobres e ácidos, graças ao seu sistema radicular que desenvolveu uma capacidade fisiológica única para retirar de solos arenosos e muito lixiviados elementos nutritivos para o seu desenvolvimento.
Seu crescimento é rápido e sua madeira muito valorizada por que raramente é atacada por cupins e ainda tem se mostrado muito útil devido ao seu total aproveitamento, pois com o material remanescente da extração do óleo, pode-se fazer adubo orgânico de excelente qualidade. Esta torta das sementes do nim tem permitido aumentar em cerca de 37% a produtividade do algodão, e em 19% a do arroz e ainda é considerado superior ao esterco de vaca como adubo no cultivo da cana-de-açúcar.
Misturada com a uréia, a torta da semente de nim, reduziu o custo com fertilizantes nitrogenados para várias culturas, além de conseqüente aumento na produtividade com baixo custo de produção
O maior potencial da árvore de nim é sua capacidade de fornecer substitutos orgânicos para os produtos químicos agrícolas, visando o controle de pragas, seja de maneira letal ou com ação repelente. O óleo que é composto por um coquetel de substâncias, pode ser obtido a partir das sementes.
Veja as principais vantagens de utilizar o óleo de neem na jardinagem:
* é biodegradável
* demonstra ser pouco tóxico para mamíferos
* não cria tolerância ou resistência do neem nos insetos
* não prejudica os inimigos naturais de muitos insetos e pragas
Saturday, 10. September 2011
Olá. Será que me pode indicar um sitio onde possa arranjar ou comprar sementes de Neem? Eu vivo em Portugal,já pesquisei sitios aí no Brasil para comprar sementes,mas só encontro empresas que vendem em grandes quantidades. Quantidades essas que não posso pagar. Será que tem conhecimento de algum sitio que me possa indicar?
Desde já o meu muito obrigada.
Friday, 2. December 2011
Prezados Senhores,
Tenho em meu sítio uma árvore que conheço por Santa Bárbara, pelo que vi nessa reportagem é da mesma família, ou é o mesmo neem ?
Outrossim gostaria de saber se os Senhores tem uma receita para que eu possa fazer contra carrapatos em minha criação de gado .
Abçs