Árvore de grande porte, atingindo uma altura de 21 metros, originária da América Central, México e no leste dos Estados Unidos.
Sua principal utilização é como planta ornamental pelas folhas similares ao Acer e ao Plátano tendo dentre 5 a 7 lóbulos, muito ornamental pelo colorido das suas folhas no outono. Antes das folhas caírem elas passam do verde para o laranja, vermelhas ou púrpura.
Esta espécie mostra uma boa coloração outonal não somente em climas frios mas também em climas amenos e mais quentes. Um charme especial é a cortiça que se forma no tronco e especialmente em galhos. Sua seiva possui uma tonalidade na cor âmbar, possuindo um gosto doce e bastante utilizado em confeitarias por causa de sua consistência gomosa o que lhe gerou o nome em inglês “Sweetgum”.
Se trata de uma árvore com crescimento rápido para o clima frio comportando temperaturas ainda mais baixas do que o L. ‘formosana’. O Liquidambar se adapta bem em diversos solos mas prefere solos ricos em argila e com boa umidade.
Ele tem um enorme potencial paisagístico ainda pouco explorado. A sua madeira pode ser usado para a fabricação de móveis e compensados.