Luz: Pleno sol
Clima: Temperado, subtropical e até em locais de clima mais quente.
Solos: Vários tipos de solo.
Origem: Sul dos Estados Unidos e México.
Árvore de porte grande entre 20 a 25 m com formato piramidal nativa do sul dos Estados Unidos e México. Durante o outono e inverno sua folhagem muda de verde para amarelo até o vermelho. No Brasil é errôneamente chamada de “Carvalho Canadense”.
O Liquidambar styraciflua é uma das mais valiosas árvores existentes, tanto pela beleza quanto pelo valor comercial. Da casca extrai-se a storax, uma resina de grande valor. A madeira de lei é usada em móveis finos. No outono suas folhas adquirem uma mistura de cores, do amarelo ouro ao vermelho.
É originário da costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos, onde é muito usada em parques e jardins , bem como em reflorestamento.
Segundo pesquisas da Union Camp , em Belville , Georgia USA , esta será a nova super-árvore, por sua resistência a fungos, qualidade de suas fibras e velocidade de crescimento, chegando a 12 metros de altura com 5 anos de idade.
Esta belíssima e versátil árvore desenvolve-se nas mais variadas formas , dependendo do espaçamento de plantio, chegando a alturas superiores a 20 m.
Devido ao seu rápido crescimento, é muito utilizada como barreira de vento em plantações, divisas e projetos urbanísticos.