Outros nomes: Ingá-ferradura, ingá-carneiro.
É árvore típica da Floresta Atlântica de planície e de encosta da Serra do Mar, ocorre no sul e sudeste do Brasil, desde o sul do Estado de Minas Gerais até o Estado do Rio Grande do Sul.
Sementes
Frutifica na primavera, nos meses de setembro e outubro. Coletados da árvore ou do solo, devem ser abertos manualmente, com faca; as sementes devem ser lavadas e postas em peneiras para secar. Cada quilo produz de 3 a 5 mil sementes. Armazenadas ao natural, perdem o poder germinativo em 15 dias; logo após lavadas e secas, em recipiente bem vedado (plástico, lata ou vidro), resistem até 8 ou 10 meses.
Mudas
Colocar as sementes para germinação imediatamente após a retirada das vagens em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. Irrigar duas vezes ao dia. Semeadas diretamente ou em embalagens, germinam bem e rapidamente entre 10 e 30 dias, sem nenhum tratamento. A partir do 4º mês em viveiro, estarão prontas para o plantio.
Plantio
Pode ser plantado a céu aberto, puro ou associado a outras espécies e em faixas abertas, nas capoeiras. Seu crescimento é de moderado a rápido (1 m por ano), necessitando podas para formar tronco alto.
Madeira
Madeira leve, é pouco utilizada pela sua baixa resistência natural. Fornece, contudo boa lenha e é adequado para arborização de pastagens, associado a cultivos perenes, áreas degradadas e paisagismo. A mucilagem que envolve as sementes é comestível, de ótimo sabor.
A árvore é grande fixadora de nitrogênio do ar através dos nódulos radiculares, é ótima para reflorestamento.
Thursday, 18. August 2011
Amo seu site… Venho te visitar sempre. Parabéns
BBBjos
Sandra Braconnot
http://www.portaldasflores.org