Projetar um jardim é bem parecido com decorar uma casa, mas você precisa planejar com muito mais cuidado. Afinal, você pode sempre trocar de lugar o sofá ou um quadro da parede, até que consiga exatamente o efeito desejado. Contudo, você raramente poderá mover uma árvore ou um arbusto depois que eles estiverem estabelecidos.
Árvores para sombra – As árvores que fornecem sombra precisam ser cuidadosamente colocadas ou rapidamente ficarão amontoadas. Verifique a largura final e plante-as de modo que quando atingirem a maturidade se toquem apenas de leve. Tente plantar árvores para sombra a cerca de 6 metros da casa ao sudoeste ou oeste. Elas têm o efeito de um ar-condicionado conveniente, reduzindo a temperatura dentro de casa em até 10ºC. A sombra de árvores decíduas tem a vantagem de bloquear o excesso de sol no verão. No entanto, quando suas folhas caem permitem a entrada de luz no inverno. Coloque-as nos cantos da casa em vez de diretamente na frente das janelas. Isso assegura que não bloquearão sua visão e por emoldurarem a casa, ficarão mais atraentes.
Ao plantar árvores que fornecem sombra, lembre-se de deixar algum espaço para a luz do sol entrar no seu jardim, especialmente se você tiver ou pretender ter uma piscina ou um jardim com flores, água ou hortaliças. Você pode plantá-las ao norte ou nordeste desses pontos para que peguem o mínimo de sombreamento.
Árvores que florescem – Essas são geralmente menores do que as árvores para sombra e provavelmente não vão invadir o jardim. São ótimas plantas esculturais quando plantadas sozinhas e essa é geralmente sua melhor utilidade em terrenos pequenos. Em áreas grandes, você pode tentar fazer um plantio maciço ou repeti-las para definir uma linha reta ou curva. Muitas árvores que florescem são interessantes em todas as estações, dando flores na primavera, folhagem verde ou cor de bronze no verão, folhas coloridas no outono e frutinhas esplendorosas ou caules com cascas atraentes no inverno.
Arbustos – Arbustos são bem fáceis de incorporar no paisagismo desde que se leve em conta sua altura e largura final. Não preencha um espaço de plantio com arbustos que dêem um efeito imediato. Embora pareça bonito no momento e talvez por um ano ou dois, não vai demorar muito para que a área fique terrivelmente abarrotada. Ao invés disso, coloque os arbustos de modo que criem o melhor efeito quando estiverem maduros. Preencha as lacunas com lascas vegetais ou plantas temporárias (anuais, perenes, bulbos e outras semelhantes). Quando são usados como cercas-vivas, os arbustos podem ser plantados bem mais perto do que seriam normalmente.
Os arbustos podem ser plantados individualmente, como plantas esculturais ou como decorações, geralmente para formar um fundo para outras plantas do jardim. Embora uma decoração de arbustos possa ser composta de plantas mistas, você terá melhores resultados agrupando várias de um determinado tipo ou repetindo um arbusto em particular em várias partes ao invés de usar uma dúzia de tipos diferentes. Plantios maciços do mesmo arbusto são também atraentes.
Friday, 6. April 2012
Ela e linda por demais… como eu queria der uma desa pra mim. ela vai com o frio?