Nome Científico: Schizolobium parahyba
Nome Popular: Guapuruvu, Bacurubu, Bacuruvu, Badarra, Bacuruva, Birosca, Faveira, Ficheira, Gapuruvu, Garapuvu, Guarapuvu, Guavirovo, Gabiruvu, Igarapobu, Pau-de-vintém, Pataqueira, Pau-de-canoa, Paricá, Pau-de-tamanco, Guapiruvu
Família: Fabaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
O guapuruvu é uma árvore de grande porte, podendo atingir facilmente 30 metros de altura. Ela ocorre naturalmente em florestas densas e estacionais deciduais. Seu crescimento é rápido.
Seu tronco é retilíneo, com ramificações apenas no alto. A casca é cinzenta, com cicatrizes provocadas pela queda das folhas e lenticelas. Sua copa é alta e aberta, de pouca sombra. As folhas são grandes, com cerca de 1 metro de comprimento, e caem com o passar do tempo. Elas são compostas bipinadas, com folíolos pequenos, elípticos e opostos. As inflorescências surgem de agosto a novembro, em numerosos cachos densos, eretos, de flores amarelas e muito vistosas. Os frutos amadurecem no outono e são vagens bivalvas, de forma obovada e cor parda. Cada um carrega apenas uma semente grande, lisa, oblonga e rígida, envolta por uma asa papirácea que se dispersa pelos ventos.
O guapuruvu é uma árvore de crescimento impressionante. Ela é apropriada para jardins extensos, assim como parques e praças, modificando em poucos anos a paisagem. Além do aspecto escultural de seu caule e copa, esta bela árvore ainda nos presenteia com uma floração espetacular. Sua madeira é clara, leve e macia, prestando-se para a caixotaria, artesanato, construção civil e fabricação de canoas. Estuda-se também sua utilização como fonte de celulose. É uma espécie pioneira, indicada para recuperação inicial de áreas degradadas. Sua floração é atrativa para as abelhas.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio. A planta prefere locais úmidos como as margens dos rios e é capaz de tolerar encharcamento. Multiplica-se por sementes, sendo interessante a quebra da dormência através da escarificação mecânica (o tegumento da semente deve ser desgastado no lado oposto ao hilo), escarificação em
É a árvore símbolo da cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, Brasil.
Sunday, 15. May 2011
Tive que fazer um trabalho de geografia sobre a Garapuvu. Entrai nesse site que procurei no Google e achei tudo que procurava (características, onde nasce, época do ano que nasce, ….)!!
Parabéns, continuem assim!!!!
Wednesday, 2. May 2012
Encontrei uma semente, achei interessante, levei ao departamento de biologia da PUC-RIO e pedi para que me informassem de que era a mesma. Me deram a informação sobre o nome científico e a familia. Com esses dados entrei no google e pesquisei sobre a planta, fiquei encantado.
Vou plantar a semente e escolher um local de destaque para plantá-la. Existe o GUAPURUVU com floração de outra cor? Obrigado e parabéns pelas informações nesta página.
Tuesday, 19. June 2012
Moro na serra dos preto forros no Bairro Engenho de dentro Rio de Janeiro São 150 hectares com apenas 14 Guapuruvu onde somente 3 adulta os demais em crescimento de 6 em 6 meses faço inspeção na serra afim de encontrar novas mudas dessa arvore magnifica de flores amarela uma vez que o vento leva as sementes para bem longe. estou ansioso para encontrar novas mudas dessa arvore, que serve de nidificação para aves e ponto de observação das aves de rapinas.
Sunday, 14. October 2012
comprei um pijama que vem com uma semente de Guapuruvu e vou plantar com muito carinho pr ver ela crescer. Agora so preciso escolher o local certo aonde plantar…
Saturday, 3. November 2012
Faz um mês que estou morando em Florianópolis, cidade que adoro pela sua natureza e suas belezas. Descendo o morro da Lagoa da Conceição, por todo lado que eu olhava, haviam árvores com flores amarelas.
Procurei saber o nome, pois amo as flores, mas a maioria não sabia ou dizia que era Ipê. Ipê não era porque eu conheço bem.
Até que um senhor de aspecto simples, com feições de nativo desta maravilhosa ilha, me disse:
“Esta árvore se chama Garapuvu”. Estava certo.Era um dos nomes populares desta belíssima árvore.