Nome científico: Calophyllum brasiliensis Cambess, que quer dizer Folha Bonita do Brasil
Nomes populares: Jacareúba, Santa Maria, Cedro-do-Pântano e Cedro-Mangue, entre outros
Guanandi é uma árvore nativa do Brasil com maior vantagem ao meio ambiente e a biodiversidade, ocorre em todos os estados brasileiros sendo versátil a todos os tipos de solos e climas.
Adapta-se em terrenos onde outra espécie teria dificuldade, mesmo sendo elas terras pobres, pedregosas, rasas ou sujeitas a inundações.
Tem uma enorme capacidade germinativa e é a única árvore de madeira de qualidade do mundo capaz de crescer em baixo d’água e também das poucas que conseguem conviver com cactos em clima desértico.
Um fruto de guanandi pode atravessar a costa brasileira, e sua semente é capaz de germinar em solo africano depois disso.
Madeira de Lei para fabricação de móveis finos, para uso naval porque não apodrece em contato com a água, reconhecido desde os tempos do império, tendo merecido o primeiro decreto império brasileiro em 1835, declarando o guanandi a primeira madeira de lei do país, Já em 1810 um decreto determinava a exclusividade do corte para a coroa, foi muito utilizada na construção de navios das frotas portuguesas e inglesa.
Altura – 20 à 30 m, tronco de 40 – 60 cm, corpo arredondado
Folhas apostas e simétricas, de duas em duas quando muito jovens e de quatro em quatro nas adultas.
Folhas Glabras, coriáceas, de 10 – 13 cm de comprimento por 5-6 de largura.
Flores Brancas em florescência em cacho.
Floresce durante os meses de Setembro / Novembro. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de Abril / Junho
Como plantar
Manter as mudas em ambientes semi-sombreado até próximo de serem levadas ao plantio no campo, faça uma cova de 40 cm x 40 cm x 40 cm, o espaçamento ideal fica em torno de 3 X 2 m, o que possibilita de 1.000 a 1.500 mudas por hectare. Um tanto de esterco de curral e 200 g de adubo básico (NPK).- Nitrogênio (N), Potássio (K) e Fósforo (P) – e a adubação de cobertura, com Nitrogênio (N).
Necessita também de podas, pois sua desrama é fraca.