Nome Popular: Grumixameira, grumixama
Família: Myrtaceae
A grumixama é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e da mesma família que a goiabeira. Os frutos podem ser, dependendo do tipo, negros ou amarelos e muito saborosos.
Árvore de até 20 m de altura, com tronco curto e copa de forma piramidal. Suas folhas espessas, de um verde profundo, aliadas às abundantes flores brancas e à folhagem jovem avermelhada, lhe conferem um aspecto belíssimo.
As flores surgem de setembro a novembro. Frutos de 2,5 cm, negros, amarelos ou vermelhos (conforme a variedade), arredondados mas fortemente comprimidos nos pólos, com cálice persistente.
Polpa espessa, de cor clara, suculenta e doce, que derrete na boca, lembrando o sabor das mais doces cerejas.
Os frutos são ótimos para o consumo ao natural, assim como para o preparo de geléias, tortas e licores.
A árvore tem excepcional valor paisagístico, principalmente quando disposta em grupos. Propaga-se por sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem a geadas.
Necessita de solos ricos em matéria orgânica, com capacidade de retenção de umidade. Pode ser cultivada a sol pleno ou meia-sombra. Possui crescimento rápido.
Monday, 15. October 2018
Boa tarde. Minha irmã tem um pé de grumixama na casa dela. De uns meses para cá, apareceram umas bolinhas escuras que soltam um líquido viscoso. Gostaria de saber se é normal ou trata-se de algo que merece cuidados. Respostas podem ser enviadas por aqui ou via email (joaolambert@gmail.com). Desde já muito obrigado pela atenção!!
Saturday, 3. November 2018
Gostaria de saber se dá pra plantar na calçada se for educada com podas e se dá sombra.Gratidão.