A Cyca ophiolitica é natural da Austrália e cresce até 2 m de altura. Suas folhas brilhantes, verdes escuras azul-esverdeadas, chegam a ter 140 cm de comprimento. Quando novas, são, densamente peludas. As sementes são grandes, ovóides, tornando-se branco-amareladas quando maduras.
Distingue-se das outras Cicas pelo tom laranja na coroa das sementes, o grande volume, de uma beleza incomparável. Elas crescem em morros e encostas, na floresta aberta em faixas de altitude de até 400 m acima do nível do mar.
Embora esta espécie consiga o seu melhor desenvolvimento em solos argilosos vermelhos, é mais frequentemente encontrada em solos inférteis, pedregosos, de arenito, em clima tropical, de verões quentes e úmidos e invernos suaves e secos.
Esses habitats estão sujeitos a incêndios periódicos de diferentes intensidades e, mesmo sendo muito resistente, os incêndios matam as novas mudas. Hoje, essa espécie está em declínio, devido à alteração do seu habitat e a destruição impactante das áreas de distribuição natural, afetando a sobrevivência das cicas em todo o mundo.