O chorão-da-praia (Salix babylonica) é o nome uma árvore pertencente à família das Salicaceae ou salgueiros. Originária do Leste da Ásia.
É uma árvore nativa do norte da China, mas cultivado há milênios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao longo da rota da seda até à Babilônia (daí o seu nome científico).
Os ramos novos, pendentes, parecem conotar tristeza e melancolia. Entre as variedades cultivares encontramos o Salix babylonica ‘Pendula’, cujo nome faz referência a tais ramos longos e pendentes quase até ao chão e que lhe proporcionam uma copa arredondada.
É uma árvore de tamanho médio a grande porte que pode alcançar até 20 a 25 metros de alto.
É de crescimento rápido, mas tem uma curta longevidade. É caducifólia, perde as folhas no inverno ainda que, por vezes, durem na árvore até irromperem as novas. É muito pouco exigente com os solos, que apenas têm de ter água suficiente. Aprecia terrenos muito úmidos, sendo capaz de saneá-los absorvendo a água em excesso.
O tronco tem uma cortiça escura que vai rompendo com os anos. Os rebentos são delgados, longos e muito flexíveis, formando uma copa arredondada.
As folhas são lanceoladas de 4 a 10 cm de comprimento, serrilhadas, com a página superior cor verde intensa, a página inferior é mais clara e com pêlos que vai perdendo. As flores são muito pequenas e sem pétalas, formam amentilhos na primavera.
São de cor amarelo-esverdeada. Têm flores masculinas e femininas
Reproduz-se através de estolhos que enraízam facilmente.
Necessitam de climas temperados, suportando bem a seca, salinidade e substratos arenosos. Suporta temperaturas até – 6º C, tendo desaparecido de algumas zonas depois de um período de frio intenso.
A sua expansão deve-se também a introduções motivadas pelo seu valor como planta ornamental.
Wednesday, 1. September 2010
gostei muito do que vi, apenas não consegui resolver o meu problema…
há tempos tento reproduzir a salix babilonica (salgueiro) mas não consigo, as estacas brotam bem e rápido mas depois de duas ou três semanas elas morrem e quando retiro a estaca vejo que está apodrecida. Já plantei em vários lugares em minha chácara, inclusive próximo a um reservatório de água que tenho lá. Onde estou errando?. Que posso fazer para conseguir ter esta árvore linda em minha chácara? Muito obrigada, Marlene.