Nome científico: Prunus serrulata
Nome popular: cerejeira-ornamental, cerejeira-do-japão, sakura.
Família: Rosaceae.
Origem e ocorrência: Ásia.
Ciclo de Vida: Perene
Porte: até 15 metros.
Flores: flores brancas ou róseas formadas no início do outono aqui no Brasil, mas na mesma época sua florada é utilizada para a celebração da primavera no Japão, em uma festa chamada Hanami. Hanami: significa olhar as flores. Na época da florada da cerejeira, as pessoas no Japão, (e também em muitas cidades brasileiras) se reúnem nos parques para apreciar a beleza das flores. Que caem em poucos dias.”
A cerejeira-ornamental é uma árvore decídua (perde as suas folhas numa determinada época do ano), de médio porte e floração decorativa, largamente utilizada no paisagismo. Seu tronco é cilíndrico, delgado, simples e curto, com casca rugosa, de cor marrom-acinzentada e lenticelas horizontais proeminentes. A árvore apresenta altura de 4 a 10 metros, com copa mais ou menos densa, em forma de vaso e 3 a 4 metros de diâmetro. As folhas são alternas, ovaladas, acuminadas, com margens serrilhadas e nervuras bem marcadas. Elas surgem com uma tonalidade bronzeada, se tornam verdes e mudam para o amarelo ou vermelho no outono, antes de cair.
As flores desabrocham no fim do inverno e primavera, unidas em grupos de duas a cinco em inflorescências do tipo rácemo. Elas não têm perfume e podem ser simples ou dobradas, de cor branca ou em diversas tonalidades de rosa, de acordo com a cultivar. As cerejas surgem no verão atraindo muitos passarinhos. Elas são frutos do tipo drupa, com forma globosa a ovóide, casca brilhante, de cor vermelha escura a preta, polpa carnosa e adocicada, envolvendo uma única semente. As cultivares desta espécie raramente frutificam.
A cerejeira-ornamental é uma árvore de beleza incomparável, que se modifica a cada estação. O melhor efeito se obtém com a planta isolada, em destaque, mas também pode ser utilizada em renques, ao longo de alamedas ou em grupos, formando pequenos bosques. De baixa manutenção, praticamente não requer podas, necessitando apenas a remoção de ramos doentes, mal-formados e secos. É a árvore símbolo do Japão, onde anualmente atrai milhares de pessoas às praças e parques durante sua floração. Os frutos são comestíveis quando maduros e de suas flores se faz chá.
Presta-se ainda para o plantio em vasos e para a formação de Bonsai.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta de clima temperado, necessita de estações bem marcadas para florescer de forma satisfatória.
è uma árvore é característica de clima frio ou ameno que atinge 4 a 10 m de altura. Suas flores podem variar muito a tonalidade. A florada se dá com a planta totalmente despida da folhagem. A cerejeira mantém na exuberância e delicadeza de suas flores. Normalmente cultivada em grupos ou em renques a pleno-sol, em conjunto sua beleza ganha mais realce. As flores são brancas ou róseas formadas no inicio do outono aqui no Brasil.
Multiplica-se por enxertia, estaquia e mais facilmente por sementes.
Monday, 24. May 2010
Gostaria de saber se posso ter um cerejeira-ornamental, na região de Minas Gerais, perto de Governador Valadares, ou se eu a compro não ira florescer?
Vi suas dicas sobre ela, mas estou com medo de não adiantar
obrigada
andrea
Tuesday, 29. March 2011
COMO FAÇO PARA COMPRAR SEMENTES DE CEREJEIRA ORNAMENTAL…. DESDE DE AGRADEÇO
Saturday, 2. July 2011
Gostaria de saber se posso cultivar a arvore de cerejeira em um avenida na entrada da cidade. Moro em Carmo de Minas, no sul de Minas Gerais. Desde já obrigada pela informação. Maria das Graças , ( LoLa).
Friday, 5. August 2011
Como posso conseguir mudas ou sementes de cerejeira ornamental do Japão, daquela que existe nas praças de Tóquio. Qual o nome científico desta cerejeira ornamental muito cultivada no Japão?
Mário Jorge.
Thursday, 11. August 2011
Tenho várias cerejeiras que na época da floração se desdobram em flores. Mas hoje fiquei intrigado pois as minhas cerejeiras nunca deram fruto, e vi que existia à venda sementes de Prunus Serrulata. Várias vezes me questionei. Porque será?
Todas as que possuo foram multiplicadas por enxertia feita por mim.