Nome popular: Cerejeira-do-mato, araçá, araçázinho, cereja, cereja-do-mato, cereja-do-rio-grande
Nome científico: Eugenia involucrata DC.
Família: Myrtaceae
Tipo: Nativa
Características botânicas
Árvore com até 9 m de altura, ritidoma liso, acinzentado; râmulos cilíndricos, pubescentes com tricomas esbranquiçados a glabrescentes. Folhas com pecíolos, glabros; lâmina elíptica ou obovadas a oblanceoladas, cartáceas a coriáceas, glabras, discolores; base atenuada a aguda; ápice agudo a levemente acuminado. Flores solitárias, axilares ou em nós bracteados; pedúnculos glabros; bractéolas oblongas, glabras; sépalas oblongas, glabras.
Flor da Cerejeiro-do-mato
Os frutos têm forma variável, com polpa espessa e carnoso-suculento de sabor doce ou acidulado. A maturação dos frutos ocorre na primavera e verão. Ocorre no Brasil em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Usos e propriedades
Planta silvestre e muito ornamental, sendo muito interessante para jardins. Pode ser realizada poda de formação da copa. É frutífera e os frutos são consumidos ao natural ou na forma de sucos e licores. Fornece também madeira de excelente qualidade, muito utilizada para cabos de ferramentas; é útil também para alimento da avifauna e como melífera.
Para a obtenção de sementes, os frutos podem ser recolhidos diretamente do chão após a queda ou colhidos quando atingirem a cor roxo-violácea. Não é necessário quebrar a dormência das sementes.
Thursday, 17. February 2011
i’ve visited this blog a few times now and i have to say that i find it quite good actually. it’ll be nice to read more in the future!
Sunday, 11. September 2011
bom dia esses pontos que aparessem em sima das folhas na primeira foto do fruto. eles fazem mal a planta?
pergunto porque cerejeira do meu jardim tem essas manchas e elas saem quando raspo com a unha mas tem apenas nas folhas mais antigas.