A margarida-de-árvore é um arbusto florífero também classificado como planta ornamental. É originária do México e difundida em países de clima tropical, embora seja ainda pouco cultivada.
Pertence à família Asteraceae, além de ser conhecida por diferentes nomes populares, tais como: Margarida-de-maio e Malmequer-arbóreo. Desenvolve-se muito bem em climas equatoriais, mediterrâneos e tropicais.
Sua estatura é relativamente pequena, fica entre 1.8 a 4.7 m de altura. Seu ciclo de vida é perene, e aprecia luminosidade entremeia sombra e sol pleno.
Seu caule é ramificado, inicialmente herbáceo e após 2 anos passa a se lignificar, tomando estrutura para alcançar até 10 m de altura. Mesmo assim, ela não costuma ultrapassar os 3 m de altura.
Suas folhas são opostas, grandes, pubescentes, de cor verde / acinzentado, de margens serrilhadas, e longos pecíolos usualmente alados.
A florescência da margarida da árvore acontece sempre no outono, quando desponta inflorescências do tipo panícula, as quais são muito ramificadas e compostas por numerosos capítulos.
Cada capítulo, que tem o aspecto de uma flor, é uma inflorescência, com flores sésseis em um receptáculo cônico no centro, e flores lcom pétalas brancas. Na espécie típica, os capítulos são simples, mas ocorre ainda uma variedade de flores dobradas.
É um tipo de árvore que pode ser cultivada tanto isoladamente quanto em grupos em um jardim. Sua beleza é delicada, o que a torna ideal para jardins de campo.
Também é largamente indicada pelos paisagistas para ser usada em projetos de amplos espaços, uma vez que ela costuma crescer bastante, isto, tanto em altura quanto em diâmetro.
É uma planta que apresenta rápido crescimento. Outra qualidade da margarida da árvore é quanto à sua manutenção, que é bem baixa, se comparada a tantas outras de sua mesma família. Deve ser usada na composição de jardins durante o ano todo, já que seu florescimento é no outono, mesmo sendo muito rápida.
Diz-se que o perfume de suas flores lembra delícias de confeitaria, com aroma quente dos biscoitos recém – tirados do forno. Justamente por isso, a margarida da árvore também é bastante atrativa para abelhas de todos os tipos, que fazem muito barulho durante a polinização de suas flores.
A margarida-de-árvore pode ser usada em plantios isolados ou em grupos no jardim. Indicada para amplos espaços, ela costuma crescer bastante tanto em altura quanto em diâmetro. Apresenta rápido crescimento, aliado à baixa manutenção.
É interessante na composição de jardins com interesse o ano inteiro, já que seu florescimento é no outono, apesar de ser efêmera. Diz-se que o perfume de suas flores lembra delícias de confeitaria, como biscoitos recém assados.
Também é bastante atrativa para abelhas de todos os tipos, que grande alvoroçado durante seu trabalho nas flores.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, num solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
É uma planta muito sensível a geadas, embora a maioria dos exemplares afetados, rebrote com vigor na primavera. O ideal é plantá-la em local ensolarado, mas resguardado de ventos fortes.
É interessante podar os ramos muito longos e pendentes, para estimular o crescimento ramificado. Sua multiplicação é feita por sementes e estacas na primavera e verão.
Wednesday, 11. April 2018
Gostaria se possivel de saber onde eu posso comprar sementes ou mudas de Montanoa Bipinnatifida (Margarida de Arvore).
Grato
Att.
Benedito