A lofantera que também é conhecida como chuva-de-ouro é uma árvore considerada ornamental decídua, de uma bela floração, esta que é composta de belos cachos pendentes com uma floração dourada, e pertence à família Malpighiceae e originária da América do Sul – Brasil.
Possui um porte médio de crescimento, atingindo em torno de 5 a 10 m de altura. A planta possui um tronco bastante elegante, apesar de ser um pouco tortuoso, podendo ser de característica simples ou múltipla, conta com uma casca cinza esverdeada.
É importante salientar que a sua copa é arredondada, contando com um tamanho de mais ou menos 4 m de diâmetro. Normalmente a planta possui uma copa em formato cônico ou ainda piramidal.
Seus ramos possuem uma coloração em tons azuis claros, estriados e pequenos calos avermelhados.
A lofantera conta com uma série de cicatrizes foliares que são bastante aparentes, e as folhas deverão aparecer em coloração verde escura, glabras, simples, e ainda com nervuras bem marcadas.
As suas flores são amarelas, e se reúnem em inflorescências pendulares. Seus frutos surgem como tipos de cápsulas e tem uma floração que acontece do mês de março a agosto.
Onde é utilizada
Esta planta possui uma grande utilização paisagística, e conta sempre com uma aparência espetacular quando está florida. A planta ainda apresenta um crescimento bastante moderado sendo bastante adequada para a realização do plantio isolado ou também em grupos, procurando assim embelezar tanto parques como jardins, fazendo parte ainda de suas áreas degradadas, e ainda principalmente se estiverem próximas aos rios e também lagos. A sua madeira possui uma coloração de mediana a escura, além de alaranjada e compacta, comumente utilizada para construção civil, além de marcenaria e ainda carpintaria.
Este tipo de planta deve ser cultivada em sol pleno, fértil, úmido além de enriquecido com matéria orgânica. É uma planta considerada tipicamente tropical e ainda não se desenvolve bem nos climas mais frios, se multiplica através de sementes.
A lofantera sendo plantada de forma isolada ou também em pequenos grupos é um centro da atenção no seu jardim, durante toda a sua floração. Além disto, no resto do ano a planta não fica para trás, já que oferece uma boa sombra fresca apesar de não ser muito densa. É uma planta que inclusive pode ser cultivada nas calçadas já que não tem raízes consideradas agressivas.
Contando com todas as suas qualidades ornamentais este tipo de planta é bastante cultivada para fitoterapia, contando assim com um grande destaque na medicina chamada de Ayeurveda.
Suas propriedades deverão incluir antes de mais nada a desintoxicação e ainda toda a depuração do organismo. Uma dica muito importante e valiosa é que a chuva de ouro possui propriedades bastante tóxicas por isso deve ser cultivada muito longe de crianças e animais domésticos, por isso caso seja consumida deverá ser acompanhada de muito perto pelos médicos.
Cultivo
Esta é uma planta que precisa ser cultivada através de sol pleno, além de solo fértil, que seja enriquecido de matéria orgânica e seja irrigado de forma regular. A chuva-de-ouro também se adapta bastante em climas considerados subtropicais e tropicais de montanha.
Assim que ela estiver com a sua plantação bem estabelecida este tipo de planta tem uma grande capacidade de tolerar grandes períodos de estiagem. Este tipo de plantação se multiplica através das sementes, estas que precisam passar por um processo de quebra de dormência para que exista uma melhor germinação.
Este processo pode ser feito através de uma extração física das sementes ou ainda um processo de imersão em uma solução de ácido sulfúrico por no máximo 20 minutos. Com este processo você terá as sementes disponíveis para plantar, e elas então deverão ser deixadas de molho na água por algumas horas ou de um dia para o outro antes de ser realizado este plantio.
Utilização na decoração
A chuva-de-ouro é uma planta bastante simples e também muito delicada. Suas pequenas flores de coloração amarela deverão servir principalmente de complemento para decorar buquês, utilizar em decorações, ou ainda ser utilizada em buquês de noiva.
A sua beleza é bastante exposta. Uma dica interessante é que esta planta se adequa muito melhor nos vasos que possuem uma boca estreita, devido aso formatos de seu caule.
Precisa de umidade, por isso pode ficar em vasos de planta com terra para planagem e arranjos que durará por muito tempo. Pode ainda ser acompanhada nos buquês dos famosos dinheirinhos.
Indicação para o uso medicinal
Como indicações para a utilização medicinal desta planta, a chuva-de-ouro é bastante utilizada para prisão de ventre, intoxicações, dores de cabeça, ansiedade, febre, artrite, problemas de nervos, hemorragias, refluxos ácidos, além de reumatismo, infecções de pele, envenenamentos, além de outras doenças.
Além disto, tem como propriedades o relaxamento, serve como excelente emoliente, depurativa, além de desintoxicante, considerada como purgativo, estimulante para a vesícula biliar e ainda age otimamente como vermífugo. Para estas finalidades é interessante utilizar as sementes, como as polpas dos frutos, as folhas e também as raízes.
Este é um tipo de planta que além de decorar, faz bem para a saúde em muitas indicações além de servir como enfeite. Nas eras mais antigas, esta planta tinha um aroma diferenciado, o que atualmente não possui, ou em raros casos possui levemente. E por isso ela era muito utilizada na parte de trás das portas das casas para afastar os demônios, energias ruins e ainda pessoas que são mal intencionadas.
Por ser uma planta que chama muito a atenção até hoje ela possui destaque no mercado de floricultura e também de chás, a lofantera pode ser encontrada já em floração, em brotos ou até mesmo em sementes para plantação, assim que cultivada ela irá germinar facilmente pois se adapta ao terreno desde que não seja ácido, e com isto dentro de no máximo um ano você terá bonitas flores coloridas no seu jardim.