Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cica

A cica é uma palmeira nativa da China, e do Japão. Esta espécie tem importância ornamental, mas é tóxica se ingerida. Ela é também conhecida como palmeira-cica, palmeira sagu ou sagu, é uma planta perene, semi-lenhosa, dióica e muito ornamental, pertencente à família das Cicadaceae.

É uma planta muito apreciada nos jardins contemporâneos e tropicais. Se parece com uma pequena palmeira, no entanto, trata-se de uma espécie de gimnosperma, relacionando-se assim com as coníferas. As folhas são muito semelhantes às agulhas de coníferas.

Suas folhas são longas, curvadas para cima, rígidas e brilhantes, compostas por folíolos pontiagudos, podem atingir até 1,5 m de comprimento. Espécie de origem pré-histórica (literalmente), é muito valorizada no mercado. Quanto mais velho o exemplar, maior valor alcança.

A cica possui um crescimento bastante lento, podendo levar de 5 a 6 anos para seu tronco começar a se desenvolver. Atinge em média 3 metros de altura, mas espécimes muito velhos, com cerca de 50 a 100 anos, podem atingir 7 m de altura.

Só é possível saber se um indivíduo é macho ou fêmea depois da floração. Em média, demora de 15 a 20 anos para estarem bem estabelecidas no jardim e poderem florescer.

Cycas revoluta masculina

Planta masculina
A cica masculina forma um cone cilíndrico, longo e dourado. As “escamas” do cone macho se abrem e revelam o pólen, que exala um doce perfume, lembrando algo verde. Esse perfume aumenta gradualmente, atingindo grandes distâncias.

Por conta da raridade das plantas masculinas em jardins residenciais, quase 100% dos frutos obtidos nos jardins são estéreis. O cone masculino pode ser “removido”, mesmo quando começar a crescer, sem qualquer efeito nocivo para a planta.

Cycas_revoluta_feminina

Planta feminina
No verão, a planta feminina forma um aglomerado de lâminas recortadas e revestidas de feltro marrom (ovário). Cada um desses recortes contém um óvulo exposto.

Quando pronto para ser fecundado, esse aglomerado se abre para receber o pólen, exalando uma fragrância doce. Sendo fecundado, se fecha e começa a produzir sementes férteis.

A cica no paisagismo
No paisagismo, a cica funciona muito bem plantada isolada, em conjuntos no jardim ou em vasos. Também pode ser usada em meio a gramados, próxima a piscinas, na entradas de prédios e residências.

O cultivo da cica
A cica deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. O substrato ideal para o cultivo é terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável. As regas devem ser feitas a intervalos regulares.

Fertilizações semestrais com esterco de gado bem curtido ou torta de mamona auxiliam no desenvolvimento e saúde da planta. Segundo acreditam alguns cultivadores, com o uso adequado de fertilizantes, elas podem, inclusive, acelerar o crescimento.

Não necessita de podas, apenas remover as folhas quando estiverem secas. É muito rústica, mas pode ficar suscetível a cochonilhas em locais de pouca luminosidade.

cica revoluta

Sua multiplicação se dá por sementes e, principalmente, pelas brotações que surgem no tronco ou na base. Por conta da germinação e crescimento demorados, podendo levar anos para germinar por semeadura.

Em seu habitat natural são polinizadas pelo vento ou insetos, mas no cultivo devem ser polinizadas a mão. Possui seiva rica em amido, mas tóxica quando crua.

brisa_5

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.