O pau-formiga é uma espécie da família Polygonaceae, característica de solos úmidos, presente nas matas ciliares e alagadiças, suportando condições sazonais de encharcamento.
Com sua casca acinzentada e levemente fissurada, apresenta um perfil colunar e folhas grandes. Sua origem é do Brasil
É uma árvore dioica (onde as plantas femininas e masculinas se diferenciam nas cores da flor), que pode alcançar 20 m de altura.
Floresce de agosto a outubro. É uma planta perenifólia (cujas folhas não caem antes de as novas já terem se desenvolvido; ou seja, mantém suas folhas durante todo ano), e em formato de elipse.
Um detalhe interessante marca sua presença e são seus ramos ocos onde vivem formigas-tachi, cuja picada é dolorida, causando reações alérgicas, por isso é que é chamada de pau-formiga, já que em brincadeira amarravam as redes nessa árvore para que o peão aprendiz fosse infestado pelos insetos.
Sua florada atrai abelhas, sendo que as plantas femininas soltam inflorescências aprumadas, na cor salmão e espetaculares, enquanto que as masculinas têm inflorescências acinzentadas, longas e pêndulas.
O pau-formiga é de crescimento rápido e apesar do tamanho altaneiro, suas raízes superficiais não são agressivas, podendo ser plantado em calçadas livres de rede elétrica, assim como em espaços pequenos onde pode formar grupos a uma distância de 3 m entre as mudas. Dispensa podas, já que isto causaria uma deformação de sua silhueta.