O canudo-de-pito é uma espécie versátil que pode se encaixar em diversas funções no paisagismo.
Faz às vezes de arbusto, arvoreta e até mesmo como trepadeira se conduzida como tal. Sua floração abundante entra em cena quando a maioria das outras árvores já floresceu,(final do verão, inicio do outono) trazendo novamente graça ao jardim.
O canudo-de-pito é um arbusto ou arvoreta florífero, decíduo e tropical, nativo da América do Sul. Apresenta porte pequeno e copa arredondada e aberta. Alcança em torno de 3 m de altura com copa de até 2 metros de largura.
Devido ao pequeno porte, pode ser plantada em calçadas, canteiros centrais ou pequenos jardins. Seu cultivo é muito interessante quando se deseja atrair borboletas, pois tanto a folhagem serve de alimento para as lagartas, quanto as flores para os adultos.
Exige pouca manutenção, que se restringe a adubações semestrais, além de eventuais podas de formação e limpeza. Apresenta crescimento rápido. Para um visual mais cheio e uma boa estrutura, convém efetuar podas de formação regularmente durante o crescimento.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solos preferencialmente leves, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Não tolera frio intenso, encharcamento ou estiagem prolongada.
Pode tolerar a meia sombra, mas florescerá bem menos nessa situação. É uma planta elegível para cultivo no litoral, pois tolera certa salinidade e prefere solo arenoso.