A palmeira laca é uma planta tropical que chama a atenção pelo vermelho vivo em seus pecíolos e bainhas foliares, que contrasta com o verde das folhas. Essa característica a torna uma ótima opção para jardins tropicais, pois quebra a monotonia de verde e traz um toque de cor e alegria para o seu espaço.
Essa palmeira é nativa do sudeste asiático e Oceania. Apresentam múltiplos estepes anelados e formam touceiras, podendo ser utilizada em composições tropicais de jardins e, por serem tolerantes à salinidade, são boas opções para jardins litorâneos.
Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Por ter origem tropical, aprecia o calor e a umidade, sendo sensível ao frio.
Em regiões com estações bem marcadas, a palmeira-laca pode ser conduzida em interiores e estufas durante o inverno e voltar para o jardim na primavera e verão.
É capaz de tolerar encharcamentos, mas não resiste a estiagem prolongada. Multiplica-se por sementes, preferencialmente recém colhidas, e divisão das touceiras.
Pode atingir até 6 m de altura, mas quando jovem pode ser plantada em vasos, adornando varandas, pátios e até mesmo interiores bem iluminados.
Nos jardins, a palmeira laca vermelha pode ser utilizada isolada, como destaque, ou em grupos, como em maciços ou renques ao longo de caminhos e muros. Ela também pode ser plantada em vasos, formando pequenos jardins em casa.