A árvore magnólia-branca possui as características típicas de uma espécie ornamental. É também conhecida como magnólia-de-flores-grandes, magnólia-perene, magnólia-sempre-verde, entre outras denominações. Essa variedade é originária do Sudoeste dos Estados Unidos.
A espécie é exuberante, pode chegar a medir cerca de 27 m de altura, a parte superior da planta é em formato de pirâmide, ou seja, é grossa rente ao solo e na medica que vai subindo vai ficando mais fina.
As folhas geralmente são grandes, podendo medir até 16 cm e são lisas, e além de grandes, são pesadas o que faz com que elas caiam não só no outono como no ano todo, o que forma uma manta morta no solo em baixo da árvore.
São verde brilhoso e muitas pessoas utilizam essas folhas para fazer arranjos. A madeira do caule é densa e dura, onde é transformada e utilizada no comercio como enfeites como mesas, cadeiras, objetos de decoração, bancos, entre outros.
As ramagens simplesmente pendem, graciosamente, conferindo à árvore o formato de uma pirâmide, sustentada por um tronco relativamente vigoroso.
As flores são enfeites naturais que a natureza nos dá, são belíssimas. Os jardins floridos são de alegrar os olhos de qualquer pessoa, trazendo mais vida para o local.
Na primavera o verdadeiro show acontece. É quando a magnólia-branca exibe todas as características que podemos ver nessa foto.
É quando surgem as suas belíssimas flores, vigorosas e ao mesmo tempo delicadas, medindo entre 25 e 30 cm de diâmetro, com as características de flores terminais, de onde pendem espécies de pinhas ovaladas que, combinadas com o perfume cítrico que exala das suas inflorescências, produzem um efeito verdadeiramente mágico.
Porém, acredita-se que haja, atualmente, entre 80 e 90 espécies de magnólias-brancas, que agora espalham-se por boa parte da América do Norte e Europa. Bastante apreciadas pela suas variedades, com espécies com características mais arbustivas, outras com um singular aspecto piramidal, já outras com a característica de descaírem, formidavelmente, como uma espécie de colchão florido.
Há, inclusive, descrições de variedades com flores imensas, capazes de atingir os impressionantes 35 cm de diâmetro, e que, ao mesclarem-se com uma extravagante folhagem verde-escura, transforma a magnólia-branca na espécie ideal para quem deseja manter um ambiente sombreado e ao mesmo tempo artisticamente produzido.
E como se tudo isso não bastasse, a magnólia-branca, além de ser exuberante, nos revelam, também apresenta as características de uma espécie rústica e selvagem.
Ela adapta-se bem a regiões mais encharcadas, que apresentem problemas de drenagem, desde que sejam férteis e com características arenoso/argilosas.
O que se diz é que uma composição de magnólias-brancas em conjunto com outras espécies resulta num contraste magnífico!
Mas se a opção for plantá-la isoladamente, como uma espécie à parte no jardim, ela da mesma forma exibirá os seus encantos!
No entanto, há quem prefira formar uma linha com essas espécies de magnólias. E, nesse caso, o resultado será da mesma forma magnífico: um ambiente agradável, sombreado e que exala um característico aroma cítrico bem marcante.
Isso sem contar o fato de que elas podem formar um belíssimo contraste com as outras espécies cultivadas, com suas flores perenes, capazes de atingir até 35 cm de diâmetro, em meio a uma folhagem verde-escura, com um porte esbelto, vigoroso e ao mesmo tempo fáceis de serem cuidadas.
Cuidados
A Magnólia-grandiflora, tornou-se um verdadeiro sinônimo de paisagismo, como a espécie mais apreciada em territórios de clima temperado e subtropical no planeta.
Porém, é necessário saber, por exemplo, que essa espécie não tolera geadas, respondendo melhor quando plantadas em regiões litorâneas, com ventos abundantes, desde que não expostas ao frio intenso – o que geralmente compromete a estrutura das suas flores e folhas.
Para que ela possa exibir as suas belas inflorescências que a árvore magnólia-branca nos oferece, será necessário evitar as alternâncias de temperaturas.
O sol excessivo, seguido de frio intenso, ainda incrementados por um solo congelado, certamente irá comprometer o seu pleno desenvolvimento. Lugares onde as queimadas são frequentes, elas não vingam.
Mas se todos esses cuidados forem observados; simples e modestos cuidados exigidos por qualquer espécie ornamental; o resultado será um florescimento magnífico!
E que é capaz de contribuir para tornar qualquer espaço bem mais charmoso, alegre elegante, rico e cheio de vida, como só mesmo as espécies ornamentais são capazes.