A Bauhinia variegata L. é uma árvore originária da China e Índia, muito cultivada no Brasil, principalmente no sudeste. Pertence à família Caesalpinoideae.
É portadora de uma das mais belas flores e folhagem entre as Bauhinias e, consiste em uma árvore de pequeno porte, cerca de 6 m de estatura e que se destaca muito pelo fato de produzir flores perfumadas e similares a de uma orquídea e em grande quantidade. Seu nome popular vem de suas folhas que se assemelham ao casco de uma vaca.
Costuma-se cultivar essa planta nas calçadas graças a sua excelente aparência, além do fato de suas raízes não quebrarem o chão.
Devemos encontrar espaços amplos para essa planta crescer graças a seu porte arbóreo. Para seu plantio devemos abrir uma cova bem maior que seu torrão, pelo menos o dobro de profundidade e diâmetro, preenchendo o espaço extra de solo devidamente preparado.
Tipo de Solo
É necessário preparar o solo de forma que apresente uma boa drenagem e abundância de matéria orgânica, que provirá nitrogênio para o crescimento da planta. Após abrir a cova para o plantio, adicione areia grossa de adubo orgânico a terra removida, misture bem e retorne-a ao solo.
Floresce na metade do inverno até a metade da primavera. Suas folhas são simples, levemente coriáceas, parecendo bipartidas, dando a semelhança de uma pisada de bovino, daí seu nome popular.
Suas flores são vistosas, cor-de-rosa estriadas, com uma das pétalas com uma mancha em rosa avermelhado, ou rosadas, reunidas em inflorescências na ponta dos ramos.
Modo de cultivo
Adaptada ao clima brasileiro, desde que receba sol, não tem problemas quanto à fertilidade do solo, mas este precisa ser bem drenado.
Tolera climas mais frios com geadas, mas desenvolve-se melhor em temperaturas mais amenas. Sua propagação é feita através de sementes.
É uma árvore muito ornamental, excelente para pequenos jardins e recantos, também pode servir na arborização de ruas e parques. Tem sido bastante utilizada na região do sudeste do país.
Entre as diversas espécies de plantas reconhecidas em todo o mundo, as flores da pata-de-vaca encantam aos olhos por sua graciosidade e delicadeza. São utilizadas há muitas décadas como forma de chá para o combate à diversas indisposições do organismo, como pressão alta e insônia.
Como plantar Pata-de-Vaca
Solo: É necessário preparar bem a terra antes de iniciar o cultivo da pata de vaca. Irrigue, durante uma semana, a região onde pretende plantar este gênero botânico. Utilizando uma mangueira, molhe o solo por dez minutos duas vezes ao dia: pela manhã e ao final do dia.
A terra precisa estar úmida para absorver, com mais facilidade, os compostos que se responsabilizarão pelo crescimento da planta.
Passado o tempo de irrigação, misture ao solo boas quantidades de terra preta e esterco de vaca, misturando-os com o auxílio de um rastelo. Depois disso, irrigue novamente a terra e, só depois, acrescente as mudas ou sementes da pata-de-vaca.
Plantação: Esta é a etapa mais fácil e mais prazerosa. Faça buracos na terra, de até 5 cm, e coloque as mudas ou sementes da planta. Molhe estas aberturas na terra e finalize completando o buraco com a terra anteriormente retirada. Aplique pequenas quantidades de fertilizante no centro das cavidades e certifique-se de que a raiz está bem incorporada ao solo.
Cultivo: Será necessário manter a pata-de-vaca em uma área aberta, para que os raios solares penetrem corretamente na raiz e nas folhas desta árvore, que precisa de sol e luz para manter-se impecável durante todo o ano.
Por ser uma espécie dependente do calor, será necessário manter o solo bem irrigado para que a raiz não careça de nutrientes que somente a água poderá lhe oferecer. Molhe o pé e as folhas da planta uma vez ao dia, logo ao amanhecer. Aplique, mensalmente, fertilizante no solo próximo à raiz e despeje novas quantidades de esterco, para mantê-lo sempre fértil.
Recomenda-se plantar a pata-de-vaca em épocas quentes, como no verão, já que este gênero botânico adapta-se com mais facilidade e se desenvolve melhor quando é condicionado à climas elevados e de forte ação solar.