Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




plumeria 3

A Pluméria é muito popular no Havaí onde são cultivadas inúmeras variedades e as flores são  utilizadas  na  confecção  dos colares típicos usados na recepção de seus visitantes.  A Pluméria é conhecida internacionalmente como “frangipani”, é  nativa  das  regiões  tropicais das Américas e pertence à família das apocináceas , a mesma das  alamandas.

Aqui no Brasil a Pluméria ficou conhecida como jasmim-manga e é muito cultivada em praticamente todas as regiões. As Plumérias  possuem caules grossos e roliços com abundante seiva leitosa, recobertos por uma casca lisa em tonalidade bronzeada ou acinzentada.
Suas folhas são grandes e elípticas agrupadas principalmente  nas  extremidades  dos  galhos e caem parcial ou totalmente no  inverno.  Suas  flores  abrem-se em sucessão de outubro a abril e são em forma de funil com  consistência cerosa e reunidas em inflorescências  terminais.

Há  variedades  de  flores vermelhas, rosas, brancas, alaranjadas e outras, e é  comum  em quase todas as variações a presença de mais de uma cor na  mesma  flor.  A floração fica mais intensa a partir de novembro.

No Mercado de Flores da CEASA Campinas é  bastante  fácil encontrar mudas de plumérias nas mais diversas  tonalidades de  cores,  em tamanhos que variam de 90cm até  2m de altura.

Dicas de cultivo: As plumérias são plantas bastante fáceis de cultivar, requerem plena exposição ao sol preferindo clima tropical,  quente e seco, não tolerando geadas  ou  solos  encharcados.  Sua  propagação é feita principalmente por estacas pois a multiplicação por sementes é bastante lenta.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.