Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pinanaga_kuhlii

As palmeiras são plantas típicas das regiões tropicais e subtropicais, podendo ser encontradas mais de 3.000 espécies. De maneira geral, podemos dividir as palmeiras em dois tipos distintos de folhas, um deles com folhas em forma de leque, o outro com folhas parecidas com uma pena.

A multiplicação das palmeiras é feita principalmente por meio de sementes e o ideal é que as sementes não fiquem armazenadas por muito tempo. Como as palmeiras demoram muito tempo para crescer, é muito comum o transplante, a retirada de palmeiras de grande porte do solo para plantio no jardim.

Para garantir o sucesso no transplante de palmeiras, é necessário tomar alguns cuidados:
1. Cave em volta das raízes de modo a obter um torrão de terra (Este torrão deve ter cerca de 1m).

2. Cuidado para que a palmeira não sofra queda isto porque o “palmito”(parte porque logo abaixo das folhas ) é extremamente sensível não toleram do impacto.

3. Com a palmeira no chão, corte as folhas a partir das laterais, deixando apenas as folhas mais no centro, esta pratica é importantíssima para que haja uma redução da perda de água.

4. No local de plantio colocar 500gr de TerraCottem na terra que vai por baixo e ao redor do torrão, este produto é cientificamente comprovado e aumenta a porcentagem de pega próximo aos 100 %.

5. Pois a colocação da palmeira no local deve ser fixada por meio de cabos, madeira ou tripés). O importante é que ela não movimente.

As palmeiras também são muito requisitadas para serem utilizadas em vasos, decorando ambientes internos.

Para que a baixa luminosidade e o pequeno espaço não prejudiquem as plantas, é necessário conhecer e respeitar suas particularidades.

O primeiro passo é escolher espécies adequadas ao local e ao tamanho do vaso em que se deseja plantá-las. Plantas que crescem desordenadamente ou com raízes agressivas devem ser evitadas, bem como plantas venenosas, principalmente em locais utilizados por crianças e animais. Deve-se evitar também colocar palmeiras com espinhos, como a fênix, em locais próximos a passagens.

Um dos aspectos mais importantes é justamente a luminosidade. Por isso o ideal é que os vasos fiquem próximos a janelas, portas de vidro ou vãos por onde entre luz. As espécies mais indicadas para salas, varandas e cozinhas são as de meia-sombra ou sombra, como a Ráfis (Rhapis excelsa) e a Palmeira Leque (Licuala grandis).

Além disso, devem-se tomar, na montagem dos vasos, os mesmos cuidados que se tomam com outras plantas envasadas: escolha um substrato de qualidade com boa capacidade de drenagem, forre o fundo do vaso com brita ou argila expandida e mantenha as regas constantes, de acordo com as características do local.
Locais mais expostos ao vento ou mais abafados necessitam de regas mais constantes. Adquira o hábito de colocar a mão na terra: se estiver seca está na hora de regar novamente. Plantas colocadas próximas a aparelhos de ar condicionado tendem a ficar ressecadas e quebradiças.

Um dos problemas mais comuns em plantas em vasos é a deficiência nutricional. No caso das palmeiras também vale a máxima de que é melhor adubar sempre do que adubar muito. Utilize adubos foliares completos a cada 30 dias e substitua parte do substrato por húmus de minhoca, ou outro adubo orgânico, a cada 6 meses.

Uma boa dica para evitar pragas, como os pulgões, é pulverizar mensalmente uma mistura de água, sabão em barra e óleo mineral que, além de proteger a planta, ainda a deixa mais bonita e brilhante.

Detalhes Importantes
Evite a colocação de matéria orgânica e a colocação de adubos minerais (exceto o fósforo) no transplante. Evite o stress hídrico, falta ou excesso de água. As principais pragas que afetam as palmeiras são as lagartas, que atacam principalmente no período chuvoso, e as larvas de besouros, que perfuram e cavam “túneis” e buracos em seus caules. Para combater as lagartas biologicamente, utilize Bacilos Thuringiensis. Já as larvas de besouros, as brocas, são extremamente difíceis de combater, sendo necessário o uso de produtos tóxicos. Consulte um engenheiro agrônomo para eliminá-las completamente.

aves26

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Silmara 
    Tuesday, 5. July 2011

    Puxa…amei tudo que vi neste blog, a começar do som que traz uma imensa PAZ !!!
    PARABENS !!
    Abcs
    Silmara