Ao especificar o plantio de árvores no seu jardim alguns cuidados devem ser tomados.
Evite árvores com raízes superficiais próximas à casa ou aos passeios, para que não danifiquem a pavimentação e dificultem a circulação.
Não plante árvores de copas densas e folhagem permanente próximo à casa, sobretudo nas fachadas voltadas para o sul ou sudoeste, para não intensificar os problemas decorrentes da falta de sol nestas fachadas, sobretudo em climas frios e úmidos. Procure sombrear as fachadas norte e oeste, sobretudo nos locais de clima quente.(Referências válidas para áreas abaixo da Linha do Equador).
Observe a arquitetura das árvores e seu tempo de crescimento e tire partido da beleza que cada exemplar apresenta como a textura dos troncos e da folhagem, a densidade da copa, a cor dos frutos e das flores, a aroma das flores observando, sobretudo as épocas de frutificação e floração, para ter um jardim florido e perfumado durante todas as estações do ano.
Enfim, verifique as necessidades da planta em relação ao clima, à tolerância aos ventos, ao tipo de solo (fertilidade, necessidades de correção, e drenagem), à insolação, às regas e sua resistência a pragas e doenças.
Antes de plantar não se esqueça de corrigir e adubar o solo e verifique o espaçamento necessário entre as árvores.
É importante conhecer a altura que sua árvore vai atingir quando for adulta para que ela não esbarre em elementos construídos (marquises, varandas, etc), necessitando podas drásticas, que vão alterar sua arquitetura e, conseqüentemente, sua beleza.
Da mesma forma, é fundamental conhecer o diâmetro que a copa de sua árvore vai atingir, para evitar a competição pelo espaço aéreo entre as plantas.