Nome indígena: Aguaraiba, etimologia – vem do Tupi- Guarani e quer dizer: arvore que alimenta o Aguará (uma espécie de cachorro do mato).
Características: Árvore pioneira com folhas pinadas (semelhante a pena), 10 m de altura, 8 m de copa arredondada, raízes superficiais.
Dicas para cultivo: planta resiste a baixas temperaturas (até – 3 graus), vegeta em qualquer altitude e qualquer solo; tolerando até lugares brejosos ou pedregosos.
Mudas: Sementes perdem o poder germinativo rapidamente, 50% delas nascem em 20 a 30 dias. As mudas crescem rápido e começam a frutificar com 2 anos de idade.
Plantando: espaçamento entre arvores 10×10 m, cresce ao pleno sol, não se desenvolve na sombra. Tolera a seca, irrigar apenas depois do plantio.
Cultivando: a planta pode ser podada. A adubação com composto orgânico é suficiente, pode ser (6 litros) cama de frango ou composto orgânico distribuídos em círculos a 50 cm de distancia do tronco.
Usos: os frutos são secos e usados como condimento de carnes molhos e ensopados, dando um leve sabor de pimenta adocicada. A arvore é ornamental, plantada em grandes parques e estacionamentos. Algumas pessoas tem alergia dessa planta.