Kaizuka é uma pequena árvore que tem sido muito utilizada nos projetos de jardinagem e paisagismo, e a escolha dessa espécie não é à toa.
Kaizuka tem uma beleza única e valoriza diferentes projetos e estilos de jardim, que podem variar desde áreas amplas, até mesmo a um vaso.
Então, se você quer conhecer um pouco mais dessa espécie, conhecer suas características e peculiaridades, como cuidar e manter, na jardinagem, o post vai te mostrar tudinho.
A kaikuza é também conhecida popularmente como Caiazuka, Caizuca, Cipreste-kaizuka, Junípero-chinês e Kaiazuca. A planta é originária da Ásia - China e Japão.
Apesar da kaizuka ser uma árvore de origem chinesa, ela se adapta muito bem aos diversos climas de diversas regiões do mundo, desde que fique longe de locais úmidos.
Frequentemente é usada para a confecção de bonsais por sua aparência rústica e tronco avermelhado, em seu país de origem pode chegar aos 25 m de altura, mas ela cresce de acordo com o espaço que possui, logo, pode se adaptar à muitos tipos de ambiente e é muito comum encontrá-las dentro de apartamentos.
O formato das suas folhas muda conforme a idade sendo que, quando mais jovens suas folhas possuem aparência mais clara e larga e quando adultas, as folhas se tornam escuras e compactas.
Seu cultivo deve ser sob pleno sol em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. É tolerante à salinidade e após estabelecido torna-se tolerante a seca.
A incidência de luz sobre a kaizuka deve ser intensa, durante a maior parte do ano com exceção do verão ou dos dias mais ensolarados, nestes casos a planta não deve tomar sol diretamente ou deve estar protegida do sol do meio dia ao menos.
Durante o inverno ou períodos de constante frio, suas folhas internas costumam se queimar e secar, você pode retirá-las, isso ajuda no desenvolvimento das folhas que estão saudáveis.
A rega deve ser realizada de acordo com a estação atual. Como plantas naturalmente chinesas eles podem ser bem rígidas nessa questão.
Na primavera, o melhor momento para se regar é assim que a terra secar ou não apresentar umidade no substrato.
Geralmente no verão ou em períodos de calor ou acima de 25ºC é aconselhável regar a sua kaizuka todos os dias. Deve se evitar deixar o vaso encharcado, ou então se ele ainda estiver com a terra úmida, adie a rega.
No inverno ou em períodos mais frios deve se tomar cuidado ao deixar a terra muito úmida, a frequência de rega deve ser reduzida pois se a terra ficar encharcada é provável o aparecimento de fungos ou bactérias que podem fazer mal às raízes da sua planta.
A adubação do kaizuka deve ser feita com adubos orgânicos, de preferência de decomposição lenta. Pode-se usar o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) 10-10-10 ou 10-05-10. Esses adubos podem ser facilmente encontrados em lojas de jardinagem e a troca de terra desta árvore pode ser feita de 4 em 4 anos, quando ela crescer além do vaso, lembrando que, ela pode facilmente se adaptar a vasos que não sejam muito grandes.
É comum de se ver em apartamentos ou cômodos pequenos pela sua alta capacidade de adaptação. Caso pretenda mantê-la dentro de casa, apenas lembre se de que deve ser num local com bastante iluminação e circulação de ar,
Tuesday, 8. January 2019
Bom dia
Gostaria de uma orientação sobre cultivo da kaizuka em bonsai.
Recentemente comprei uma planta e apliquei humos de minhoca e reguei bastante pois a terra parecia estar ressecada.
Agora as pontas dos galhos estão ficando secos.
Será que errei em colocar o humos ?
A planta fica em uma área externa, porém debaixo de uma área com tenha, pegando praticamente todo o período de sol da tarde.
Obrigado !!