Chamado também de Erva dos Namorados, é uma planta aromática cujo parente mais próximo é o manjericão, também chamado alfândega ou basílico (Ocimum basilicum), com o qual partilha um aroma semelhante. As suas folhas são comestíveis e podem ser usadas como condimento.
É um excelente repelente de insetos e por isso muitas vezes cultivado em floreiras próximo de janelas e portadas. É também uma planta medicinal, sendo utilizada para o tratamento de flatulência, gripes e constipações, além de problemas digestivos.
Família: Lamiáceas
Origem: Índia
Luz: Precisa de muita luz, mas não deve estar exposto a luz solar direta nos períodos em que esta é mais intensa, pois a incidência forte pode provocar queimaduras e até a morte da planta. Evitar luz solar direta entre as 10h e as 18h. Estando exposto ao sol tem de estar bem regado.
Temperatura e umidade
Prefere temperaturas amenas e alguma umidade ambiental. Não tolera o frio ou geadas nem calor intenso.
Rega
Evitar deixar secar a terra. Necessita de muita água. Por vezes, diz-se que o manjerico seca depois das festas mas a verdade é que se esquecem de o regar. Prefere vasos de barro com uma boa drenagem para que as raízes respirem e não haja acumulação de fungos.
Colocar um prato com água debaixo do vaso ajuda a manter a umidade nas horas de maior calor. Retirar a água à noite ajuda a prolongar a vida da planta.
Sobrevivência e outros cuidados
É uma planta anual, pelo que é difícil manter de um ano para o outro, mas não impossível. Pode apresentar um comportamento perene se estiverem reunidas as condições ideais de temperatura, água e exposição solar mas no nosso país quase sempre dura apenas uma época. A sua propagação faz-se por sementes, na Primavera.
Se queremos plantar os nossos próprios manjericos devemos guardar algumas sementes para plantar na época seguinte.
Podar as flores mal comecem a nascer para prolongar a vida do manjerico.
Convém juntar várias plantas para produzir aquele efeito de tufo redondo tão apreciado.
Mitos e verdades
Segundo a tradição popular, para sentir o aroma do manjerico deve tocar-se no manjerico com a palma da mão e cheirar a mão porque cheirar diretamente mataria a planta. Não é verdade. Contudo, o manjerico reage muito mal à proximidade de álcool e de alho. Talvez alguns hálitos tenham fortalecido o mito.
Monday, 30. January 2012
Tenho feito algumas consultas a este site q acho muito bom para quem tem interesse em plantas e seu cultivo.
Agradeço por sua resposta a respeito da Boa Noite ou Vinca.
Gostaria de saber como se faz a retirada do Manjericão para o consumo sem prejudicar a própria planta, são as fôlhas ou os galhos q são retirados?
Gostaria de informação a respeito do Tomilho q não encontrei em seu site.
Grata,
Ilka Cstro
Sunday, 23. June 2013
Gostei imenso deste trabalho e da maneira como está estruturado o blog – parabéns – bem haja