Mistura à base de terra
1 parte de terra fibrosa esterilizada / 1 parte de turfa média, casca de árvore moída ou terriço de folhas / 1 parte de areia grossa ou perlite fina / Junte um adubo equilibrado em grânulos ou em pó.
Mistura à base de turfa
1 parte de turfa grossa / 1 parte de vermiculite média / 1 parte de areia grossa ou perlite média / acrescente duas colheres de sopa de pó de dolomite para 2kgs de mistura e siga as instruções de adubação para mistura à base de terra.
Mistura rica em húmus à base de turfa
Esta mistura destina-se a plantas como fetos e outros tipos de plantas de folhagem cujo habitat natural é a manta morta das florestas.
3 partes de turfa grossa / 3 partes de terriço de folhas / 2 partes de areia grossa ou perlite média / junte uma chávena (2dl) de grânulos de carvão vegetal a 2kgs de mistura e siga as instruções de adubação para misturas à base de terra.
Ingredientes Orgânicos
Terriço de folhas - (também designado por terra vegetal). É constituído por folhas apodrecidas, ricas em matéria orgânica. Tal como a terra, o terriço de folhas tem actividade bacteriana e contém substâncias nutritivas. O terriço de folhas de faia ou de carvalho é excelente; o terriço de folhas de coníferas é utilizado em casos em que é aconselhável uma textura grosseira.
Estrume - o único estrume animal recomendado para plantas de interior é o de vaca, caso consiga encontrar desidratado.(não deve ser utilizado antes de curtido). O estrume de vaca melhora qualquer mistura.
Turfa - apesar de constituída por restos de plantas, parcialmente decompostos em água nos charcos ou pântanos, a turfa quase não possui valor nutritivo. Conserva bem a água e o adubo, melhorando qualquer terra de estrutura pouco satisfatória. Quando comprar turfa para plantas de interior, escolha o tipo mais grosseiro castanho-claro, e não o tipo castanho-escuro ou preto finamente moído.