Muitas pessoas sofrem com a falta de tempo para a manutenção das suas verdinhas. Com a correria diária, manter elas saudáveis fica difícil.
A farinha de ossos é um produto que gera vitaminas, é rico em fósforo (P), cálcio (Ca) e magnésio (Mg), nutrientes pra lá de necessários para o solo. É muito indicada também para plantas que ficam muitas horas expostas ao sol.
A farinha de ossos é considerada um fertilizante orgânico, encontrado geralmente em casas de jardinagens. Para as plantas o cálcio evita a acidez do solo, já o fósforo desenvolve caule e a raiz, como, por exemplo, do bonsai. No mercado são encontradas três tipos de farinha de ossos: a crua, a desengordurada e a desgelatinizada.
Crua: tem uma coloração amarela e um forte cheiro. A vantagem deste produto é que possui de 2 a 5% de nitrogênio, além de 25% de fósforo.
Desengordurada: é realizada uma limpeza em água quente, ela conta com concentrações de diversos nutrientes.
Desgelatinada: é submetida ao vapor de água, possui 1% de nitrogênio e 35% de fósforo.
As verdinhas adoram vitaminas
Para fazer qualquer um dos três tipos é preciso equipamentos especiais como auto-clave e um triturador específico. Mas para ajudar, vamos passar uma receita fácil e bacana: a farinha de ossos calcinada. Além de baratear o custo, você vai dar um up em seu jardim.
Para esta receita o ingrediente principal são os ossos, aqueles encontrados em qualquer açougue. Submeta-os em alta temperatura, vai perceber que eles ficam pretos e depois completamente brancos. Isso significa que calcinaram. Quando esfriar, os ossos devem ser triturados. Utilize recursos como triturador, martelo, moinho ou peneiras.
Uma porção de 10 quilos de ossos rede aproximadamente 5 a 6 quilos de farinha. Este produto contém até 35% de fósforo, é rico em cálcio e magnésio. Porém, devido à queima é pobre em nitrogênio.
Fica a dica:
* Não estoque ossos crus. Além de mau cheiro, isso atraíra animais indesejados.
* Se utilizar a churrasqueira, tenha cuidado para não ter restos de sal, isso acaba prejudicando as plantas.
* Certifique-se de queimar completamente os ossos, evitando assim a contaminação do meio ambiente e os ricos sanitários que possam advir da utilização indevida do produto mal tratado.
A farinha de ossos sempre auxilia as verdinhas, então se seu jardim precisa de nutrientes e mais vida, ela é ideal.