O que será que existe no composto orgânico que ajuda as plantas a crescerem? Na terra estercada há uma grande quantidade de microrganismos, mas muitos jardineiros não sabem disso.
Este grupo de seres vivos é muito importante para o processo de fertilização do solo.
Como estes microrganismos fertilizam o solo? Para responder a essa pergunta é necessário conhecer como funcionam as cadeias alimentares:
As cadeias alimentares e os microrganismos do solo – O que acontece com os organismos quando eles morrem?
Vamos imaginar a cadeia alimentar abaixo:
PLANTA / LAGARTA / PÁSSAROS
As folhas e os galhos que a planta perde, as lagartas que morrem devido ao sol ou ao frio intensos, os corpos dos pássaros mortos, as fezes das lagartas e dos pássaros, as penas que os pássaros perdem etc., ou seja, toda essa matéria orgânica serve de alimento para um grupo de seres vivos que estão em todos os ambientes.
Estes seres vivos, representados pelos fungos e pelas bactérias, são denominados decompositores.
Decompositores são seres vivos (fungos e bactérias) que utilizam os corpos dos organismos mortos e/ou partes perdidas pelos seres vivos (penas, folhas, pêlos, fezes, urina etc.) para sua sobrevivência. Com isso, eles decompõem a matéria orgânica e devolvem para o ambiente substâncias úteis para as plantas como água, gás carbônico e compostos nitrogenados. Os decompositores sempre ocupam o último nível trófico das cadeias alimentares.
Os decompositores têm um papel importante na natureza, pois são eles os responsáveis pela transformação da matéria orgânica em substâncias que serão reutilizadas por outros organismos.
Todos os compostos, formadores dos seres vivos, participam do ciclo que a matéria realiza na natureza; o carbono é um exemplo. A mesma coisa acontece com os outros átomos: água e dos minerais como fósforo, enxofre, potássio, magnésio, nitrogênio, etc.
Os decompositores e os minerais – Os sais minerais, absorvidos pelas raízes dos vegetais, estão presentes no solo em quantidades limitadas. O ambiente que não tiver os sais minerais necessários às plantas será inadequado à prática da agricultura.
Colocar composto orgânico na plantação garante o crescimento sadio da planta e melhora a sua colheita e beleza.
A ação das bactérias e dos fungos decompositores é importante para a fertilização dos solos, pois sua atividade devolve ao ambiente substâncias necessárias para a produção das proteínas dos vegetais. Por isso o adubo orgânico È um elemento útil para o desenvolvimento sadio das plantas.