Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cacto amendoin (Medium)

Com uma estética peculiar, o cacto amendoim tem um grande potencial ornamental e é muito usado no paisagismo. Nativo da Argentina, a espécie tem uma floração vistosa, com um tom vermelho-alaranjado vibrante, mas também existem variedades amarelas.

Cacto amendoim e suas principais características
Pertencente à família das cactáceas, a planta possui uma ramificação abundante, que surge de sua base. Suas flores medem cerca de 7 cm e florescem no final da primavera e no início do verão.

A floração pode acontecer 2 anos após o cultivo, especialmente entre novembro e fevereiro. Para esse processo ocorrer corretamente, devem ser observadas as condições do plantio, como solo bem drenado, mais arenoso e pouca rega.

Por que o cacto amendoim fica murcho?
Quem tem o cacto amendoim já pode ter sido surpreendido com a planta murcha. Esse problema costuma estar relacionado com a falta de alguns cuidados exigidos pela espécie. Um dos fatores é o excesso de umidade no solo, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.

A espécie também pode apresentar o processo de murcha se ficar em locais muito sombreados. Por isso, ao plantar o cacto, atente-se a esses pontos para evitar, até mesmo, sua morte.

Echinopsis chamaecereus

Pode deixar o cacto na chuva?
A espécie não tolera frios e geadas, por isso não recomenda-se deixar a planta em ambientes que recebam muita umidade, desde que o substrato esteja bem aerado.

Dicas e cuidados essenciais para o cultivo do cacto amendoim
Essa espécie é ideal para quem deseja uma planta fácil de cultivar e duradoura. O cacto amendoim é uma ótima escolha para os iniciantes na jardinagem.

Para realizar esse processo, escolha uma região na área externa da casa que receba sol pleno ou meia-sombra. Vale destacar que a luminosidade também é fundamental para a floração.

Uma dica é cultivar o cacto em um vaso suspenso, já que a planta é pendente e, por ser um cacto pendente, o ideal é que seja plantado em vasos para realçar a sua beleza. Ao escolher o recipiente, adquira aqueles que acomodam um vegetal de até 1 m, altura que o Echinopsis chamaecereus pode atingir.

O ideal são vasos do tipo cuia e rasos, pois os profundos podem favorecer o acúmulo de água. No fundo do vaso, coloque pedras de argila ou brita, para a drenagem. Por cima, pode ser adicionada uma manta de drenagem.

Feito isso, use um substrato com 50% de areia e 50% de terra vegetal. Outra opção é usar um que seja pronto para suculentas ou com uma textura leve.

Echinopsis chamaecereus 3

Aliás, a rega deve ser feita após o plantio e, depois, apenas quando o substrato secar. Para a manutenção, regue semanalmente – e com cuidado – no verão, e no inverno realize esse processo espaçadamente.

Já a fertilização pode ser feita com um produto próprio para suculentas ou cactos, uma vez na primavera e outra vez nos períodos mais quentes. Lembre-se de deixar o cacto amendoim em sol direto por, aproximadamente, cinco horas.

pingosnas folhas