Essa espécie delicada e de fácil cultivo se destaca de forma grandiosa em projetos de paisagismo, especialmente por sua beleza.
Seja para jardins ou ambientes internos, a flor da fortuna com certeza é uma boa pedida, e você pode facilmente tê-la em casa.
Cultivo da flor da fortuna
Como informado anteriormente, a kalanchoe pode ser desenvolvida em ambientes internos ou externos. Isso significa que ela pode ser deixada dentro de casa, em vasos, desde que a água não se acumule na parte de baixo dos potes.
Rega da flor da fortuna
A flor da fortuna é originária do sul da África, em Madagascar, uma região praticamente desértica. Por tal motivo, a espécie é considerada uma parente dos cactos, o que faz com que uma de suas principais características seja a baixa necessidade de rega.
Por não precisar de muita água para sobreviver, o ideal é regar apenas quando o solo estiver completamente seco: duas vezes por semana já serão suficientes.
No período de inverno, quando fica mais frio, a frequência pode ser reduzida para uma rega. Vale lembrar que, ao molhá-la, o solo não deve ser encharcado. Basta pensar nos cuidados de uma suculenta.
Exposição ao sol
Falando em suculentas, a flor da fortuna é outro tipo de planta que aprecia boa luminosidade, mas tudo irá depender do ambiente e do clima.
Nesse sentido, caso seja cultivada dentro de casa, deve ser mantida perto de uma janela bem iluminada, com luz indireta intensa.
Já para áreas externas, a kalanchoe pode receber sol direto pela manhã ou no fim da tarde. Cuidado com o sol forte do meio-dia: ele pode queimar suas folhas.
No geral, 4 a 6 horas já serão o suficiente para estimular sua floração e mantê-la saudável. Para climas muito quentes, vale fornecer meia-sombra ou alguma proteção contra o sol.
Adubação
De modo que seja possível manter a flor da fortuna saudável, é indicado que seu solo esteja sempre leve e bem drenado. Substrato ou terra vegetal misturada com um pouco de areia irão deixá-la ainda mais bela.
Também recomenda-se que podas sejam feitas dois meses antes de sua floração, o que costuma ocorrer principalmente no inverno e início da primavera.
Uma dica para mantê-la bonita e vibrante é adubar sua terra uma vez por ano. O recomendado é o método 04-14-08, que consiste em um adubo com nitrogênio, fósforo e potássio, todos nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.
Mesmo que a espécie floresça durante o ano inteiro, o processo pode ser acelerado justamente com a adubação.
E se ela murchar?
Quem realmente quer entrar no mundo da jardinagem deve ter uma boa dose de paciência. Quando as flores da kalanchoe murcharem, recomenda-se fazer a poda para que ela rebrote após quatro ou cinco meses.
Para isso, basta cortar as flores, adicionar o adubo e tomar cuidado com a iluminação e a rega. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Também é importante sempre retirar as folhas mortas e colocar canela em pó no local para acelerar a cicatrização.