Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vincas

Vincas são plantas com flores verdadeiramente lindas. Na verdade, podem ser usados ​​​​para decorar o terraço ou varanda, principalmente na primavera, pois é quando ficam muito mais bonitos quando estão em plena floração.

Mas é preciso saber que seus cuidados, embora simples, a verdade é que são ervas que passam por momentos difíceis quando suas necessidades não são atendidas da maneira correta.

Por exemplo, quando são regados com demasiada frequência, o seu sistema radicular pode morrer como resultado do excesso de umidade. Por isso é importante saber por que viças morrem e o que fazer para evitar que isso aconteça.

Conheça um pouco a vinca
Antes de entrar no cerne da questão, é muito necessário conhecer um pouco sobre as características das vincas, pois assim poderemos entender algumas coisas posteriormente.

Assim, devemos saber que nossos protagonistas  são ervas perenes (ou seja, vivem mais de dois anos) originários principalmente da Eurásia, embora também sejam encontrados na África.

São conhecidas cinco espécies, que são:

vinca-difformis
* Vinca difformis:
nativa da bacia do Mediterrâneo, é uma planta rasteira com flores azuis suaves que cresce até 40-50 cm de altura.

Vinca erecta

* Vinca erecta: É uma espécie nativa da Ásia Central que atinge cerca de 20 centímetros de altura. Produz flores brancas ou azuladas.

Vinca herbácea

* Vinca herbácea: É uma erva perene nativa principalmente da Europa que atinge 20 cm de altura. Suas flores são de cor azulada e raramente brancas.

vinca maior

* Vinca maior: também é nativo da costa mediterrânea e, como o próprio nome indica, é   maior de todos do gênero, pois pode medir cerca de 1 metro de altura.

vinca minor

* Vinca menor: cresce na Eurásia como uma pequena planta trepadeira sem gavinhas. Pode medir até 40 cm de altura e suas flores são azuladas, violetas ou brancas.

De todos estes, os que mais vendem são os dois últimos e, portanto, são também os que mais se encontram em pátios, jardins, varandas, etc. Todas florescem principalmente na primavera, mas também podem florescer no verão.

Além disso, se o clima for ameno ou quente, elas podem produzir algumas flores durante o outono, mas isso é mais raro, por isso não recomendo esperar que seu exemplar faça isso durante essa estação, pois provavelmente não o fará. .

Agora, vejamos por que as vincas podem morrer.
Por que elas morrem?
Existem várias razões pelas quais as vincas podem secar e morrer. Antes mencionei o excesso de água um pouco acima, mas existem outros motivos que também podem encurtar sua vida útil:

Frio
Embora as vincas sejam cultivadas com frequência em quase toda a região do Mediterrâneo, especialmente nos pontos mais quentes, a verdade é que não são plantas que resistem a temperaturas muito baixas.. Além disso, é aconselhável que, caso o termômetro desça abaixo de -2ºC, permaneçam protegidos. Isto é especialmente importante e necessário se também puder cair granizo ou neve.

Problemas de irrigação
Tanto o excesso quanto a falta de água podem ter consequências muito graves para qualquer planta, não apenas para as vincas. O excesso de água apodrece as raízes, enquanto a pouca água as seca.

Então, para evitar que isso aconteça, é necessário que, antes de regá-los, você verifique a umidade do solo. Isso pode ser feito com um simples palito: enfiando-o no fundo da panela, depois ao retirá-lo você saberá se tem que regar ou não, pois verá como fica o palito. Assim, se estiver molhado, não será necessário regar; e pelo contrário se estiver seco terá que fazer.

Se o problema já existir, deverá proceder à rega com bastante água se o solo estiver completamente seco. Pelo contrário, se estiver muito úmido, o melhor é retirá-los dos vasos, envolver a terra com uma dupla camada de papel absorvente e plantá-los em um vaso novo com terra nova no dia seguinte.

cindas 5

O vaso não tem furos na base
Vasos sem furos são muito decorativos, mas representam um grande perigo para plantas não aquáticas, como vincas. Quando regamos, a água fica dentro dela, pois não tem saída.

Essa água, se não tirarmos, vai acabar apodrecendo as raízes, pois elas vão se afogar. Por isso é super importante evitar a todo custo esse tipo de recipiente: plantas não aquáticas vão gostar.

Da mesma forma, se colocarmos um prato embaixo deles, teremos que retirar a água depois de regá-los. Desta forma, podemos evitar que o seu sistema radicular passe por maus bocados devido ao excesso de água.

Pragas
As vincas são, infelizmente, plantas muito vulneráveis ​​às pragas. Ácaros, pulgões, cochonilhas,… até caracóis e lesmas podem se aproximar deles para se alimentar de suas folhas. Felizmente, estamos falando de plantas relativamente pequenas, que podem ser facilmente tratadas.

Então, eu recomendo que você os coloque terra de diatomáceas para matar ácaros (e aranhas vermelhas) e pulgões, e limpar suas folhas com cerveja para eliminar cochonilhas. Para os caracóis pode ser muito interessante colocar fitas de cobre em volta da planta.

Com essas dicas espero e confio que suas vincas possam ficar sempre lindas.

barquinho