A vigna caracalla, também conhecida como flor concha, devido ao seu formato que a faz ser admirada por amantes e estudiosos, possui um charme bem especial.
Com uma forma extremamente exótica, a delicadeza das pétalas exala um perfume bem suave, trazendo um colorido único e perfumando o ambiente.
Pode ser cultivada em vasos, mas por serem trepadeiras, também podem compor um lindo jardim, dando-lhe um belo suporte, desde que não seja um lugar seco e sem sol. Elas gostam de um clima mais tropical, florescendo na primavera, verão e outono.
Você pode encontrá-las nas cores lavanda, amarelo, rosa, lilás e branco, em tom sempre mesclado. A pétala superior é curvada, tornando-a única e excêntrica, daí o formato de concha.
Também conhecida popularmente por Caracala, Trepadeira-caracala, Flor-concha, é uma trepadeira perene, com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas, porém ainda pouco conhecida e difundida, é capaz de crescer de 6 a 8 m em condições ideais de cultivo. Independentemente do nome, é uma ótima opção para presentar alguém, alegrar a casa ou decorar o jardim.
Suas folhas são de cor verde e com margens inteiras. A floração ocorre na Primavera, Verão e Outono. As flores são sustentadas em cachos pendentes, que variam do branco, verde ao amarelo com pétalas arroxeadas a róseas, em surpreendentes degradées.
A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma concha de caracol. As flores produzem néctar abundante e são atrativas para abelhas.
Vigorosa e de rápido crescimento, é uma opção perfeita para cobrir caramanchões, pérgolas, treliças, arcos, cercas, árvores e tantos outros suportes no jardim. Também pode ser plantada em vasos, desde que lhe seja oferecido suporte.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera o frio ou geadas.
Em países de clima temperado deve ser protegida em interiores ou casas de vegetação no inverno. Mesmo assim, ela pode perder as folhas no período frio, mas volta a brotar na primavera.
Também pode ser cultivada sob meia-sombra, mas neste caso a floração é reduzida.